Chuvas no Acre deixam cinco cidades alagadas ou em alerta

Publicado em 22/02/2022 - 11:13 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As chuvas intensas no Acre, nos últimos dois dias, já deixaram 5 municípios alagados ou em estado de alerta. A cidade de Jordão teve 70% da área urbana inundada, por conta do transbordamento do Rio que tem o mesmo nome da localidade.

Foram registradas enchentes nos municípios de Cruzeiro do Sul e Tarauacá. Já Rio Branco e Sena Madureira estão em estado de alerta máximo para inundações, justamente pelo elevado nível de água dos rios banham a região.

Cláudio Falcão, coronel Bombeiro Militar e Secretário de Defesa Civil de Rio Branco, explica que esse cenário de chuvas intensas e alagamentos não é incomum para essa época no estado, que tem um índice de precipitação alto para os primeiros meses do ano.

E para monitorar essa emergência, foi criada uma sala de situação com acompanhamento 24 horas do nível dos rios e da quantidade de chuva. Órgãos como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria de Saúde fazem um esforço conjunto para garantir a segurança da população.

Claudio Falcão destacou que em Rio Branco, a Defesa Civil já desocupou algumas áreas de risco e outras 21 estão sob risco de desmoronamento. Ele explica que é essencial que as pessoas sigam a orientação das autoridades locais e desocupem as casas que estiverem sob risco de inundação ou desabamento.

De acordo com informações do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia - o estado todo segue em alerta laranja, com possibilidade de chuvas e ventos intensos.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro confirma transmissão local da Varíola dos Macacos

Os pacientes são dois homens que não têm histórico de viagem internacional ou contato com estrangeiros. Eles estão sendo monitorados e encontram-se em isolamento domiciliar.

Baixar arquivo
Educação

Provas da 2ª etapa do Revalida ocorrem neste final de semana

O processo permite que candidatos que se formaram no exterior no curso de medicina validem o diploma no Brasil para poderem exercer a profissão por aqui.

Baixar arquivo
Política

Vereador do Rio, Gabriel Monteiro, é denunciado por assédio sexual

Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou o vereador carioca Gabriel Monteiro (PL) pelos crimes de importunação e assédio sexual. Segundo o MP, os crimes estão previstos no Código Penal e foram cometidos contra uma ex-assessora, de 26 anos.

Baixar arquivo
Esportes

Rio recebe competição de ciclismo do Tour de France

Depois de passar pelo interior paulista, com disputas na cidade de Cunha, o evento ganha agora sua oitava edição na capital fluminense.

Baixar arquivo