Apesar de a maioria das cidades terem cancelado as festas oficiais de carnaval, as pessoas não desistiram de viajar. Em Brasília, de acordo com a Inframérica, empresa que administra o aeroporto aqui de Brasília, o fluxo de pessoas deve aumentar em 39% se comparado ao carnaval de 2021.
Os períodos de maior movimento serão hoje, das 17h às 22h, e na quarta-feira de Cinzas, quando as pessoas costumam voltar para casa. Nesses dois dias, o terminal deve receber 37 mil passageiros.
A companhia Latam anunciou o cancelamento de inúmeros voos, justamente por não ter tripulação por conta da covid-19. O impacto foi sentido em alguns trechos que partiam e chegavam à capital federal.
Na tarde desta sexta-feira, de acordo com o painel online de pousos e decolagens, não havia cancelamentos ou atrasos longos. A orientação das companhias aéreas é que os passageiros chequem no site bsb.aero para ver se o seu voo não sofreu alterações antes de se dirigir ao aeroporto.
E pra quem vai viajar, a recomendação é a de sempre: usar máscara de proteção adequada e higienizar as mãos com água e sabão, sempre que possível, ou álcool em gel.
A Inframérica também sugere ao público chegar duas horas antes do voo e ficar atento às orientações das companhias aéreas para evitar aglomerações nos portões de embarque.
Por ser um dos maiores centros de conexão de voos domésticos do país, o aeroporto atenderá 44 cidades brasileiras e três internacionais neste feriado. Os destinos mais procurados para este carnaval, com saída de Brasília, são: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e São Paulo.
Essa tendência de aumento na movimentação dos aeroportos pode ser sentida em várias cidades.