logo Radioagência Nacional
Geral

Há 101 anos nascia Pierre Clostermann, piloto de caça da 2ª Guerra

Ele nasceu em 28 de fevereiro de 1921, no Paraná
Baixar
José Carlos Andrade - Repórter da Rádio Nacional
28/02/2022 - 08:44
Brasília

Em 28 de fevereiro de 1921, nasceu Pierre Henri Clostermann, piloto de caça da Segunda Guerra Mundial que se tornou referência de profissionalismo e coragem aos apaixonados pela aviação.

Nascido em Curitiba, no Paraná, Pierre Clostermann também tinha nacionalidade francesa devido à origem dos pais. O piloto ficou conhecido como o maior Ás da história da aviação francesa e tinha orgulho de dizer que pertencia a duas pátrias: Brasil e França.

O pai de Clostermann era um diplomata francês e estava com a esposa grávida de sete meses no Brasil. Os dois pegariam um navio de volta a terra natal para que a criança nascesse na França, mas a embarcação pegou fogo antes mesmo de atracar no Porto de Santos.

Sem outra opção de navio para retornar à Europa, o casal partiu para Curitiba, onde tinha um médico austríaco renomado, que trouxe Pierre Clostermann ao mundo. A família ficou no país por um ano e meio e depois retornou à França, sempre visitando o Brasil nas férias.

Aos 16 anos, Pierre Clostermann se estabeleceu no Rio de Janeiro para estudar por um ano no liceu francês. Logo, o jovem passou a escrever artigos para o Correio da Manhã e aprendeu a pilotar no Aeroclube do Brasil. Depois, Clostermann foi viver nos Estados Unidos, onde estudou engenharia aeronáutica e aviação comercial.

No documentário gravado pelo baterista dos Paralamas do Sucesso, João Barone, Clostermann contou que ficou surpreso com a iminência da Segunda Guerra Mundial. Ele acreditava que, depois de todo o terror da primeira, o mundo não seria capaz de enfrentar outro conflito da mesma proporção.

Mas a participação em uma guerra se tornou real quando recebeu uma carta do pai, dizendo que ele deveria cumprir com o dever de lutar pela França. O jovem seguiu para Liverpool em 1941 e já chegou no meio de um bombardeio.

Em 1942, Pierre Clostermann se alistou para a Força Aérea Francesa Livre, sob o comando do general Charles de Gaulle. Em 1945, Clostermann entrou para a reserva, contabilizando 33 vitórias. Após a guerra, voltou a morar na França. Trocou os ares pelo parlamento, sendo eleito deputado em 1946. Foi reeleito oito vezes e permaneceu na política até 1969.

Em 1948, lançou o primeiro livro com memórias de guerra, intitulado O Grande Circo.  E não parou por aí. Escreveu pelo menos mais oito publicações de sucesso. O veterano não tinha medo de admitir o pavor que sentiu na primeira missão e enfrentou cada combate com muita coragem e determinação.

Para ele, era muito mais perigoso estar em terra do que no ar. Pierre Clostermann morreu em 22 de março de 2006 em casa, na França, aos 85 anos.

História Hoje

Produção: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

x