Justiça barra venda de prédio histórico no Rio de Janeiro

Publicado em 02/02/2022 - 11:13 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Justiça federal do Rio de Janeiro concedeu uma liminar proibindo a venda do Palácio Gustavo Capanema, considerado um dos marcos da arquitetura moderna, situado no centro da capital. A juíza da 23ª vara Maria Amélia Senos de Carvalho afirmou que a alienação do imóvel, que é tombado desde 1948, poderia levar a alterações indesejadas e que violam o princípio do tombamento.

Construído em 1945, para ser a sede do Ministério da Educação e da Saúde do governo Vargas, hoje o prédio histórico abriga órgãos culturais da União. O Palácio Gustavo Capanema foi projetado pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lucio Costa, com supervisão do francês Le Corbusier, outro ícone da arquitetura. A imponente construção tem azulejos de Portinari, esculturas de Bruno Giorgi, pinturas de Alberto Guignard e José Pancetti, e jardins projetados pelo paisagista Burle Marx.

A liminar determina que o governo não pode aceitar proposta, seja formulada por entidades, instituições, empresas ou pessoas, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. A decisão responde a uma ação proposta pelo Ministério Público Federal, após a inclusão do Palácio no Feirão de Imóveis da SPU (Secretaria do Patrimônio da União). Lançado em agosto, o feirão colocou diversos edifícios do governo federal à disposição de propostas de compra.

A SPU e a Advocacia Geral da União foram procuradas, mas não responderam até o fechamento desta reportagem. No entanto, após o MPF expedir uma recomendação contra a venda, antes de ingressar com a ação na Justiça, o governo afirmou que entende que ela é permitida, mesmo diante da vedação expressa na legislação do tombamento.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Meio Ambiente

Viva Maria comemora o Dia do Cerrado

Para marcar a data, o programa conversa com a jornalista Elizabeth Oliveira, autora da reportagem “Mulheres Coralinas: a poética do empoderamento feminino no Cerrado”, premiada no Prêmio Sebrae de Jornalismo.

Baixar arquivo
Geral

Programa da UFF foca na saúde mental dos universitários

Foi justamente pelas queixas relacionadas à saúde mental dos estudantes que  a Universidade Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes, desenvolveu o projeto Cuca Legal, resultado da parceria da equipe de assistentes sociais e de professores do Departamento de Psicologia.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil perde para o Paraguai por 1x0 nas eliminatórias sul-americanas

Vamos começar com os resultados das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo. A Colômbia bateu a Argentina por 2x1, o Chile perdeu, em casa, para a Bolívia 2x1.

Baixar arquivo
Geral

No Rio, obras de revitalização do Edifício A Noite começam em novembro

As obras de revitalização do Edifício A Noite, no Centro do Rio, devem começar em novembro.

Baixar arquivo
Geral

Macaé Evaristo se despede do cargo de deputada para assumir ministério

Em sessão na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, Macaé agradeceu aos colegas de parlamento, e falou das prioridades na pasta dos Direitos Humanos.

Baixar arquivo
Justiça

Em audiência, Flávio Dino diz que há uma pandemia de incêndios no país

O ministro do STF, Flávio Dino, determinou, nesta terça-feira, que o governo federal convoque mais bombeiros militares e homens da Força Nacional para auxiliar o combate imediato de incêndios na Amazônia e no Pantanal.

Baixar arquivo