MPF notifica Ibama a devolver girafas para a África do Sul

Publicado em 01/02/2022 - 08:44 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro notificou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a iniciar, imediatamente, os procedimentos para a devolução de 15 girafas que teriam sido importadas ilegalmente da África do Sul pelo Zoológico do Rio de Janeiro.

O Ministério Público também recomendou que seja suspenso o andamento de todos os processos de importação de animais da fauna exótica ainda não concluídos, até que haja uma revisão dos protocolos de autorizações.

O órgão apura a ocorrência de maus tratos e a importação ilegal de 18 girafas da África do Sul por parte do BioParque, ligado ao Grupo Cataratas. De acordo com o MP, três girafas morreram após fugirem do local cercado em que foram presas, no Hotel Resort Safari Portobello, em Mangaratiba. As outras 15 estão confinadas desde o dia 11 de novembro de 2021 em baias de 30 metros quadrados, no mesmo local.

Fiscais do Ibama e agentes da Polícia Federal estiveram no hotel no último dia 26 de janeiro e constataram a ocorrência do crime de maus tratos contra os animais. Dois representantes do BioParque foram conduzidos à Superintendência da Polícia Federal.

O BioParque também foi multado e sofreu embargo do Ibama, que proibiu o recebimento de novos animais até a regularização do local. 

Segundo apurou o MPF, além das girafas, o BioParque do Rio de Janeiro já havia iniciado os procedimentos para importação de 18 impalas  e 15 zebras, também da África.

O Ibama e o Bioparque, do Grupo Cataratas, foram procurados, mas não houve resposta até o fechamento da reportagem.

Edição: Rádio Nacional / Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo