Vans para transporte escolar precisam cumprir requisitos de segurança

Publicado em 01/02/2022 - 08:13 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com o retorno das aulas, pais e responsáveis devem redobrar os cuidados na hora de contratar o serviço de transporte escolar.

Para o veículo ser considerado seguro, é preciso observar se todos os assentos têm cinto de segurança, se os pneus estão em bom estado, o limite de crianças transportadas, já que nenhuma pode fazer o trajeto em pé. Outro ponto importante é saber se o motorista está devidamente habilitado para dirigir vans e ônibus.

Outra regra obrigatória em todo país é cronotacógrafo, popularmente conhecido como tacógrafo. O instrumento precisa ser certificado para garantir que os dados registrados são confiáveis.

O tacógrafo contém um disco de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, e que guarda os dados. O equipamento é considerado a “caixa-preta” de vans escolares, ônibus e caminhões, como explica Jefferson Kovachich, diretor de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP).

Só em São Paulo, mesmo com a pandemia, 200 mil veículos escolares foram vistoriados em 2021 e receberam o certificado, que deve ser renovado a cada dois anos no estado.

Por sua vez, o motorista autônomo de van escolar no Distrito Federal José Rodrigues é contra a exigência do aparelho. Ele argumenta que ele é útil apenas para empresas que precisam controlar as rotas de funcionários e reclama que a cada dois anos tem que emitir o certificado. Jefferson Kovachich rebate as críticas e diz que aparelho é útil também ao motorista.

Para mais informações sobre os itens de segurança obrigatórios, os pais ou responsáveis podem procurar o Detran de seu estado ou do Distrito Federal, além, do Instituto de Pesos e Medidas.

Edição: Sheily Noleto/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo