Vans para transporte escolar precisam cumprir requisitos de segurança

Publicado em 01/02/2022 - 08:13 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com o retorno das aulas, pais e responsáveis devem redobrar os cuidados na hora de contratar o serviço de transporte escolar.

Para o veículo ser considerado seguro, é preciso observar se todos os assentos têm cinto de segurança, se os pneus estão em bom estado, o limite de crianças transportadas, já que nenhuma pode fazer o trajeto em pé. Outro ponto importante é saber se o motorista está devidamente habilitado para dirigir vans e ônibus.

Outra regra obrigatória em todo país é cronotacógrafo, popularmente conhecido como tacógrafo. O instrumento precisa ser certificado para garantir que os dados registrados são confiáveis.

O tacógrafo contém um disco de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, e que guarda os dados. O equipamento é considerado a “caixa-preta” de vans escolares, ônibus e caminhões, como explica Jefferson Kovachich, diretor de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP).

Só em São Paulo, mesmo com a pandemia, 200 mil veículos escolares foram vistoriados em 2021 e receberam o certificado, que deve ser renovado a cada dois anos no estado.

Por sua vez, o motorista autônomo de van escolar no Distrito Federal José Rodrigues é contra a exigência do aparelho. Ele argumenta que ele é útil apenas para empresas que precisam controlar as rotas de funcionários e reclama que a cada dois anos tem que emitir o certificado. Jefferson Kovachich rebate as críticas e diz que aparelho é útil também ao motorista.

Para mais informações sobre os itens de segurança obrigatórios, os pais ou responsáveis podem procurar o Detran de seu estado ou do Distrito Federal, além, do Instituto de Pesos e Medidas.

Edição: Sheily Noleto/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Internacional

COP busca estabilizar concentração de gases de efeito estufa

O relatório da ONU sobre mudança climática, divulgado este mês mostra que os planos das nações contra as mudanças climáticas “continuam insuficientes para limitar” o aumento da temperatura global, como previsto no Acordo de Paris.

Baixar arquivo
Economia

Primeira parcela do 13º deve ser paga até hoje por empregadores

O pagamento da gratificação natalina coloca R$ 291 bilhões na economia neste ano, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Baixar arquivo
Economia

Preços na indústria sobem pelo 3º mês consecutivo

A chamada inflação de “porta de fábrica”, sem impostos e fretes, teve crescimento de 1,11% em outubro, na comparação com setembro. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (29) pelo IBGE.

Baixar arquivo
Justiça

Juíza vai ter conduta investigada após ter gritado com testemunha

O caso foi no município catarinense de Xanxerê no último dia 14, quando a juíza Kismara Brustolin, aos gritos, exigiu ser chamada de excelência pela testemunha.

Baixar arquivo
Saúde

Programa Nacional de Vacinação em escolas é aprovado em comissão

O foco principal  do programa é aumentar a cobertura vacinal dos diferentes imunizantes contemplados no Programa Nacional de Imunizações, que foi prejudicada pela pandemia da covid-19 e por notícias falsas.

Baixar arquivo
Geral

Natal decreta situação de emergência por conta das chuvas

As chuvas que atingiram Natal chegaram a 245 mm entre segunda e terça-feira, transbordando lagoas e alagando imóveis. Crateras foram abertas em ruas e avenidas, redes de drenagem foram afetadas, além da queda de árvores.

Baixar arquivo