Vans para transporte escolar precisam cumprir requisitos de segurança

Publicado em 01/02/2022 - 08:13 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com o retorno das aulas, pais e responsáveis devem redobrar os cuidados na hora de contratar o serviço de transporte escolar.

Para o veículo ser considerado seguro, é preciso observar se todos os assentos têm cinto de segurança, se os pneus estão em bom estado, o limite de crianças transportadas, já que nenhuma pode fazer o trajeto em pé. Outro ponto importante é saber se o motorista está devidamente habilitado para dirigir vans e ônibus.

Outra regra obrigatória em todo país é cronotacógrafo, popularmente conhecido como tacógrafo. O instrumento precisa ser certificado para garantir que os dados registrados são confiáveis.

O tacógrafo contém um disco de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, e que guarda os dados. O equipamento é considerado a “caixa-preta” de vans escolares, ônibus e caminhões, como explica Jefferson Kovachich, diretor de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP).

Só em São Paulo, mesmo com a pandemia, 200 mil veículos escolares foram vistoriados em 2021 e receberam o certificado, que deve ser renovado a cada dois anos no estado.

Por sua vez, o motorista autônomo de van escolar no Distrito Federal José Rodrigues é contra a exigência do aparelho. Ele argumenta que ele é útil apenas para empresas que precisam controlar as rotas de funcionários e reclama que a cada dois anos tem que emitir o certificado. Jefferson Kovachich rebate as críticas e diz que aparelho é útil também ao motorista.

Para mais informações sobre os itens de segurança obrigatórios, os pais ou responsáveis podem procurar o Detran de seu estado ou do Distrito Federal, além, do Instituto de Pesos e Medidas.

Edição: Sheily Noleto/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo