ABNT propõe novas tabelas e padronagens para as roupas femininas

Publicado em 09/03/2022 - 18:46 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quem nunca foi às compras, e saiu frustrada da loja por não achar uma roupa adequada ao seu corpo? Esta é uma reclamação da maioria das mulheres brasileiras.

A explicação para toda essa insatisfação pode ser que a indústria têxtil não está atenta ao formato de corpo predominante das mulheres no país: o retangular. Atualmente, o tipo ampulheta é que encontra roupas com mais facilidade.

Uma pesquisa feita ao longo de dois anos analisou o biotipo de mais de 7 mil mulheres, que vestem do 34 ao 62, nas cinco regiões do país. O estudo mostrou que 76% dessas brasileiras têm o corpo retangular, busto, cintura e o quadril alinhados. E apenas 6% das entrevistadas são do tipo ampulheta: cintura marcada, busto e quadril em proporção. O mapeamento usou a tecnologia body scanner, que escaneou o corpo das mulheres. 

Para Maria Adelina Pereira, superintendente do Comitê Brasileiro Têxtil e Vestuário da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - o estudo revela que a indústria está criando roupas baseadas em uma impressão.

A ABNT propõe novas tabelas e uma nova padronagem para as roupas femininas. A etiqueta ideal teria como informação extra as medidas do busto, da cintura, do quadril e o comprimento das pernas. O que na avaliação de Maria Adelina Pereira evitaria que cada marca crie sua própria numeração.

A Associação Brasil Plus Size participou da pesquisa. Marcela Elizabeth Pereira presidente da entidade diz que a nova tabela é bem-vinda, e na prática ajuda o confeccionista a errar menos. Mas segundo Marcela, o drama de achar uma roupa adequada para mulheres plus ainda vai demorar a ser resolvido.

A pesquisa foi encomenda pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e realizada pelo Senai e Cetiqt.

O levantamento apontou ainda que 8% das brasileiras têm o corpo triângulo, com o quadril bem mais largo que o tórax, sem cintura marcada e que 5% das mulheres do país têm a forma de um triângulo invertido: com o tórax mais largo que o quadril e 5% se assemelham a uma colher, com o quadril arredondado e bem maior que o busto e a cintura mais marcada.

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde


Warning: file_get_contents(http://busca.ebc.com.br/fsearch/?q={%22days_ago%22:0,%22exclude_types%22:[%22ingles%22,%22espanhol%22,%22originalphoto%22],%22sites%22:[%2252336e46b01520f344000001%22]}&page=1&per_page=1948265313): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 500 Internal Server Error in /var/www/html/app360/index.php on line 7

Warning: file_get_contents(http://busca.ebc.com.br/fsearch/?q={%22days_ago%22:0,%22exclude_types%22:[%22ingles%22,%22espanhol%22,%22originalphoto%22],%22sites%22:[%2252336e46b01520f344000004%22]}&page=1&per_page=1948265313): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 500 Internal Server Error in /var/www/html/app360/index.php on line 19
Últimas notícias
Direitos Humanos

Programa do CNJ regulariza imóveis em comunidades do Rio

Cerca de 200 títulos de propriedades foram entregues no Complexo de Favelas do Alemão, no Rio de Janeiro, em uma das ações do programa Solo Seguro para as favelas, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Imigrantes venezuelanos têm alto índice de empregabilidade no Brasil

Um estudo apresentado pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI) mostra a integração socioeconômica de venezuelanos no país. 

Baixar arquivo
Saúde

Casos de dengue aumentaram 15,8% este ano em relação ao ano passado

Para combater a doença, e ainda a chikungunya, a zika e a febre amarela, todas transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, estados e municípios vão receber até o final deste ano mais de R$ 100 milhões. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a apresentação do cenário da dengue no Brasil.  

Baixar arquivo
Justiça

STF: acusados por atos antidemocráticos aguardam aprovação de acordo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal é o relator das 28 ações penais, que estão suspensas, e precisa validar os termos acordados para encerrar os processos.

Baixar arquivo
Geral

Governo e aéreas criam comitê para reduzir reclamação de consumidores

De acordo com o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous, o setor aéreo é um dos que mais geram reclamações dos consumidores brasileiros. O comitê vai começar a atuar no início de 2024 e a portaria de constituição do grupo deve ser publicada em breve.

Baixar arquivo
Cultura

Sepultura anuncia turnê para celebrar despedida dos palcos

A última turnê do Sepultura tem previsão de durar 18 meses, a partir de março do ano que vem. A primeira etapa da excursão será aqui no Brasil, com o primeiro show em Belo Horizonte, no dia 1º de março.

Baixar arquivo