ABNT propõe novas tabelas e padronagens para as roupas femininas

Publicado em 09/03/2022 - 18:46 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quem nunca foi às compras, e saiu frustrada da loja por não achar uma roupa adequada ao seu corpo? Esta é uma reclamação da maioria das mulheres brasileiras.

A explicação para toda essa insatisfação pode ser que a indústria têxtil não está atenta ao formato de corpo predominante das mulheres no país: o retangular. Atualmente, o tipo ampulheta é que encontra roupas com mais facilidade.

Uma pesquisa feita ao longo de dois anos analisou o biotipo de mais de 7 mil mulheres, que vestem do 34 ao 62, nas cinco regiões do país. O estudo mostrou que 76% dessas brasileiras têm o corpo retangular, busto, cintura e o quadril alinhados. E apenas 6% das entrevistadas são do tipo ampulheta: cintura marcada, busto e quadril em proporção. O mapeamento usou a tecnologia body scanner, que escaneou o corpo das mulheres. 

Para Maria Adelina Pereira, superintendente do Comitê Brasileiro Têxtil e Vestuário da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - o estudo revela que a indústria está criando roupas baseadas em uma impressão.

A ABNT propõe novas tabelas e uma nova padronagem para as roupas femininas. A etiqueta ideal teria como informação extra as medidas do busto, da cintura, do quadril e o comprimento das pernas. O que na avaliação de Maria Adelina Pereira evitaria que cada marca crie sua própria numeração.

A Associação Brasil Plus Size participou da pesquisa. Marcela Elizabeth Pereira presidente da entidade diz que a nova tabela é bem-vinda, e na prática ajuda o confeccionista a errar menos. Mas segundo Marcela, o drama de achar uma roupa adequada para mulheres plus ainda vai demorar a ser resolvido.

A pesquisa foi encomenda pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e realizada pelo Senai e Cetiqt.

O levantamento apontou ainda que 8% das brasileiras têm o corpo triângulo, com o quadril bem mais largo que o tórax, sem cintura marcada e que 5% das mulheres do país têm a forma de um triângulo invertido: com o tórax mais largo que o quadril e 5% se assemelham a uma colher, com o quadril arredondado e bem maior que o busto e a cintura mais marcada.

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo