Cânions de Capitólio serão reabertos ao público
A prefeitura de Capitólio, em Minas Gerais, autorizou a reabertura parcial do turismo na região dos cânions do Lago de Furnas. O acesso ao local está proibido desde a queda de parte de um dos paredões de pedra, que atingiu várias embarcações e causou a morte de 10 pessoas no dia 8 de janeiro.
O decreto que libera a volta das atividades e passeios no local foi assinado nesta quarta-feira (23) pelo prefeito Cristiano Gerardão. Em vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura, o gestor afirmou que a liberação de acesso ao lago foi embasada em estudos geológicos.
“Nós conseguimos, com uma equipe de geólogos, um estudo preliminar para trabalhar essa reabertura parcial. A gente já tem, com esse estudo preliminar, quais os pontos de risco iminente, e estamos agora buscando um projeto de contenção desses locais. São cinco pontos, e já estamos em contato com as empresas, buscando orçamentos para que sejam feitas essas contenções. E nós já temos, além do contato com o governo do estado, o contato com o governo federal, para buscar essa parceria e executar a obra”.
Ainda segundo o prefeito, o acesso aos paredões será limitado, e barqueiros e turistas terão que utilizar equipamentos de segurança.
“A primeira das recomendações feitas pela universidade é ter no município um geólogo que acompanhe diariamente como está a região dos cânions. O segundo ponto que estamos trabalhando, que vamos precisar muito do apoio e da compreensão de todos os marinheiros e empresários, é a utilização do capacete para entrar nos cânions. Além disso, o controle da quantidade de lanchas. Temos um desenho mapeado de acesso aos cânions para que os turistas possam ver as cachoeiras e tirar suas fotos”.
Cristiano Gerardão disse também que a reabertura do lago é uma necessidade, por causa da importância do turismo na economia de toda a região.
“Estamos sentindo na pele não só a questão do covid-19; no início do ano, a questão das chuvas; mas também essa questão do acidente. Então estamos sentindo na pele, e não só nós aqui de Capitólio, mas toda a região reconhece a importância de Capitólio no cenário turístico estadual e nacional”.
Conforme o texto do decreto, a liberação de acesso aos cânions passa a vigorar no dia 30 de março. O inquérito da Polícia Civil concluiu que as causas do acidente foram naturais e não houve nenhum indiciamento. Porém, os peritos fizeram uma série de recomendações para aumentar a segurança no local.