logo Radioagência Nacional
Geral

Professor Luiz Pinguelli Rosa morre, aos 80 anos, no Rio de Janeiro

Baixar
Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional
03/03/2022 - 14:20
Rio de Janeiro

Morreu nesta quinta-feira, aos 80 anos, no Rio de Janeiro, o professor emérito e ex-presidente da Eletrobras, Luiz Pinguelli Rosa. A causa da morte não foi divulgada.

Físico e mestre em engenharia nuclear, Pinguelli esteve à frente da estatal de energia entre 2003 e 2004. Também era membro titular da Academia Brasileira de Ciências. O docente foi diretor da Coppe/UFRJ por quatro mandatos, sendo considerado um dos maiores especialistas em energia no país.

Em comunicado, a Universidade Federal do Rio de Janeiro lamentou a morte do acadêmico e declarou luto oficial de três dias. No texto, a UFRJ destaca que Pinguelli foi orientador de dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado e recebeu diversos prêmios, entre eles o de personalidade do ano de 2014, da ANP, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Foi ainda pesquisador e professor visitante de diversas universidades no exterior e integrava o Conselho do Pugwash, entidade fundada por Albert Einstein e Bertrand Russel. Pinguelli participava do Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima, instituição que recebeu o Nobel da Paz em 2007.

O velório, aberto ao público, será realizado no saguão do Palácio Universitário, no campus da Praia Vermelha, na zona sul da capital fluminense.

x