Projeto de Lei das Fake News deve facilitar punição de infratores

Publicado em 31/03/2022 - 22:10 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Ao apresentar nesta quinta-feira o relatório final do Projeto de Lei das Fake News, o relator, deputado federal Orlando Silva, defendeu que o texto facilita a punição de candidatos que abusem dos meios digitais nas eleições. 

O texto, que institui regulação de plataformas digitais, equipara as redes sociais a meios de comunicação para facilitar a atuação da Justiça Eleitoral. 

O texto institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, com normas e diretrizes para provedores de redes sociais, ferramentas de buscas e de serviços de mensagens instantâneas, como Twitter, Instagram, Facebook e WhatsApp.

O projeto ainda determina que as plataformas estabeleçam empresas no Brasil para operar no país. A medida obrigaria o aplicativo Telegram a estabelecer um escritório aqui no Brasil. 

As plataformas ainda seriam obrigadas, entre outras coisas, a proibir o uso de contas automatizadas, os chamados robôs, sem que elas sejam identificadas como tal. Além disso, os provedores devem fornecer, todo semestre, relatórios com informações sobre as políticas de uso definidas pelas empresas. Esse ponto sofreu críticas do setor. Por isso, o relator Orlando Silva alterou o dispositivo, estabelecendo novos critérios para a publicação dos relatórios de transparência.

O objetivo dessa norma seria o de impedir a arbitrariedade nas decisões relativas à exclusão de contas ou redução do alcance de publicações que possam restringir a liberdade de expressão nas redes.  

O projeto ainda estabelece penas para as plataformas que violarem a lei, com multas de 10% do faturamento anual da empresa ou até R$ 50 milhões, além de suspensão temporária ou proibição de funcionamento de plataformas no país.

Outra inovação é a obrigação de as plataformas remunerarem conteúdos jornalísticos usados pelos provedores. 

O relator Orlando Silva espera que o presidente da Câmara, Arthur Lira, coloque o tema em votação nos próximos dias, e tem a expectativa de aprovar nas duas casas ainda no mês de abril.

Edição: Nadia Faggiani/ Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo