McPicanha: a importância de pesquisar a composição real dos alimentos

Publicado em 29/04/2022 - 12:11 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Supermercado é um paraíso de gôndolas e produtos. Várias marcas, tamanhos e apresentações. É muito comum fazermos compras sem nem olhar rótulos ou informações nutricionais de alimentos. Mas isso é muito perigoso. Inúmeros produtos são vendidos de maneira errada. Por exemplo: néctar ou refresco de fruta vendido como suco. Quando a gente olha a composição leva um susto: alguns deles não têm nem 10% de suco na composição que é, em sua maioria, formada por água, conservantes e açúcar.

Esse é só um de muitos exemplos daquele ditado popular que diz: comprar gato por lebre. E para evitar esse tipo de situação é preciso ficar muito atento. 

Mariana Gondo, advogada do IDEC - Instituto de Defesa do Consumidor- explica que o consumidor deve ler todas as informações do rótulo dos alimentos, justamente para saber direitinho o que está comprando. Ela conta que essa prática é muito comum.

Os órgãos de fiscalização como Procons e Ministério da Justiça estão sempre de olho nessas irregularidades. E nesta semana, o Mc Donalds foi notificado por ambos justamente pela prática de propaganda enganosa. É que o último lançamento da rede de fast food foi o Mc Picanha, mas o sanduiche não tem picanha. É um hambúrguer de carne bovina saborizado.

O MC Donalds, em nota, explicou que o sanduiche é preparado com um molho com sabor de picanha e que faz os consumidores terem uma experiência gastronômica parecida com churrasco. A rede de restaurantes pediu desculpas pelo mal entendido e disse que deve retirar o lançamento do cardápio e avaliar uma nova estratégia para incluí-lo novamente.

Tanto o MJ quanto o Procon SP pediram explicações formais ao Mc Donalds pelo fato e solicitaram outras informações como modo de preparo, ingredientes e tabela nutricional do Mc Picanha. O prazo para essa defesa é de 10 dias.  

E se o consumidor notar que tem algo diferente no rótulo do que está sendo anunciado, é preciso denunciar o caso aos órgãos competentes, ligando para o Procon do seu estado ou pelo site idec.org.br

Edição: Ana Lúcia Caldas / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo