McPicanha: a importância de pesquisar a composição real dos alimentos

Publicado em 29/04/2022 - 12:11 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Supermercado é um paraíso de gôndolas e produtos. Várias marcas, tamanhos e apresentações. É muito comum fazermos compras sem nem olhar rótulos ou informações nutricionais de alimentos. Mas isso é muito perigoso. Inúmeros produtos são vendidos de maneira errada. Por exemplo: néctar ou refresco de fruta vendido como suco. Quando a gente olha a composição leva um susto: alguns deles não têm nem 10% de suco na composição que é, em sua maioria, formada por água, conservantes e açúcar.

Esse é só um de muitos exemplos daquele ditado popular que diz: comprar gato por lebre. E para evitar esse tipo de situação é preciso ficar muito atento. 

Mariana Gondo, advogada do IDEC - Instituto de Defesa do Consumidor- explica que o consumidor deve ler todas as informações do rótulo dos alimentos, justamente para saber direitinho o que está comprando. Ela conta que essa prática é muito comum.

Os órgãos de fiscalização como Procons e Ministério da Justiça estão sempre de olho nessas irregularidades. E nesta semana, o Mc Donalds foi notificado por ambos justamente pela prática de propaganda enganosa. É que o último lançamento da rede de fast food foi o Mc Picanha, mas o sanduiche não tem picanha. É um hambúrguer de carne bovina saborizado.

O MC Donalds, em nota, explicou que o sanduiche é preparado com um molho com sabor de picanha e que faz os consumidores terem uma experiência gastronômica parecida com churrasco. A rede de restaurantes pediu desculpas pelo mal entendido e disse que deve retirar o lançamento do cardápio e avaliar uma nova estratégia para incluí-lo novamente.

Tanto o MJ quanto o Procon SP pediram explicações formais ao Mc Donalds pelo fato e solicitaram outras informações como modo de preparo, ingredientes e tabela nutricional do Mc Picanha. O prazo para essa defesa é de 10 dias.  

E se o consumidor notar que tem algo diferente no rótulo do que está sendo anunciado, é preciso denunciar o caso aos órgãos competentes, ligando para o Procon do seu estado ou pelo site idec.org.br

Edição: Ana Lúcia Caldas / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo