WhatsApp vai lançar novas modalidades de grupos no Brasil só em 2023

Publicado em 19/04/2022 - 16:02 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Whatsapp anunciou a nova funcionalidade "Comunidades" para aprimorar a organização de grupos no aplicativo. A ferramenta vai permitir o envio de mensagens para milhares de pessoas e o risco das fake news em ano eleitoral preocupa. Hoje, um grupo no aplicativo tem o limite de 256 usuários.

A ideia é colocar vários grupos em único guarda-chuva. Por exemplo, o diretor de uma escola pode reunir todos os pais e também criar grupos para turmas específicas em uma Comunidade.

O Ministério Público Federal em São Paulo questionou o Whatsapp sobre a possibilidade de adiar o lançamento para 2023. Por e-mail, o Whatsapp informou que o recurso será testado nos próximos meses em alguns países, mas, no Brasil, será lançado apenas depois das eleições.

O pesquisador do Instituto de Tecnologia e Sociedade, Lucas Cabral, vê com bons olhos a decisão da Meta, empresa dona do Whatsapp. Para Lucas, é certo que conviveremos com fake news durante as eleições.

O Whatsapp informou que vai também possibilitar reações com emojis às mensagens, compartilhamento de arquivos grandes, até 2 gigabytes, e chamadas de voz com até 32 pessoas.

Com produção de Michelle Moreira.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Agenda do Congresso tem sabatinas e análise de vetos presidenciais

A semana vai começar com a expectativa de duas sabatinas na Comissão de Constituição e Justiça: a do ministro da Justiça, Flávio Dino, indicado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal, e a de Paulo Gonet, para a Procuradoria-Geral da República. Os dois serão sabatinados no mesmo dia: quarta-feira.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 75 anos da Declaração de Direitos Humanos

O primeiro episódio do podcast Crianças Sabidas explica o que são os direitos humanos, para marcar a celebração dos 75 anos do lançamento da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Famílias são retiradas de casas para reintegração de posse no Acre

Mais de 160 pessoas de 70 famílias de agricultores, que vivem há anos no Seringal Porto Luís, zona rural da cidade de Acrelândia, no estado do Acre, foram retiradas de suas casas na última terça-feira, cumprindo determinação judicial de reintegração de posse.

Baixar arquivo
Internacional

Milei assume o comando da Argentina neste domingo

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, assume o comando do país neste domingo.

O liberal tem o maior apoio eleitoral dos últimos 40 anos de democracia na Argentina.

Baixar arquivo
Internacional

Lula diz a Maduro que América Latina tem longa tradição de diálogo

O presidente Lula recebeu neste sábado um telefonema do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Baixar arquivo
Economia

Haddad sobre desoneração: "não posso impor um ritmo ao Congresso"

Há pouco mais de dez dias para o início do recesso do Congresso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que não pode impor um ritmo de votações aos parlamentares, mas que está confiante na análise das medidas econômicas na Câmara e no Senado.

Baixar arquivo