Instrutores da CET de São Paulo participam, nesta segunda-feira, de uma atividade utilizando um simulador de embriaguez para conscientizar as pessoas sobre o risco de dirigir após consumir bebidas alcoólicas.
A Supervisora do Departamento de Educação para Condutores, Tatyana Costa explicou o objetivo dessa ação.
Na atividade, as pessoas realizam movimentos que envolvem coordenação motora, como atravessar um circuito sinuoso e andar sobre uma linha reta, evidenciando assim as dificuldades de dirigir embriagado.
A atividade faz parte do Maio Amarelo, uma campanha nacional de conscientização da população a respeito de segurança no trânsito. Além de abordar a questão de que álcool e direção não combinam, a campanha também faz alertas sobre o uso do celular ao volante, a importância do capacete para os motociclistas e, principalmente, o respeito às regras de trânsito.
De acordo com as estatísticas do Polícia Rodoviária Federal, houve mais de 5,3 mil mortes por acidentes de trânsito em 2021. A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego estima que 35 a 50% das mortes registradas tem como principal causa o consumo de álcool.
A atividade da CET será repetida na próxima sexta-feira, de 10h30 às 14h30.