Ciclone Yakecan pode provocar ventos de 100km/h no sul do Brasil

Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão em alerta vermelho

Publicado em 17/05/2022 - 08:38 Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A formação de um ciclone ou tempestade subtropical batizada pela Marinha do Brasil de Yakecan, que significa "o som do céu" em tupi-guarani, pode evoluir ao longo desta terça-feira (17) com rajadas de vento superiores a 100 km/h e subir a costa do Rio Grande do Sul, atingindo Santa Catarina, Paraná e o sul do estado de São Paulo.

Segundo comunicado conjunto da Marinha e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até a noite de quarta-feira essa tempestade subtropical pode se intensificar e ser classificada como tempestade tropical, com rajadas de vento que poderão superar os 110 km/h, do extremo sul e leste do Rio Grande do Sul ao litoral de Santa Catarina.

Em coletiva de imprensa na noite desta segunda-feira, a coordenadora geral de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa do Inmet, Márcia Seabra, ressaltou que o alerta para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina será alterado para vermelho.

Armin Braun, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, explica o impacto das rajadas de ventos previstas e como a população deve se manter abrigada.

A Defesa Civil Nacional reforça a importância de se buscar informação em tempo real por meio do sistema de alertas via SMS. Para isso, o cidadão deve enviar o CEP da região onde mora para o número 40199. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

A formação da tempestade subtropical Yakecan, que começou na noite desta segunda-feira, vai provocar geada nesta terça-feira em grande parte do Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. As baixas temperaturas também criam condições de neve na Serra Gaúcha até o extremo sul do Paraná. E a onda de frio continuará atuando no centro-sul do Brasil entre quarta e sexta-feira.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo