Ciclone Yakecan pode provocar ventos de 100km/h no sul do Brasil

Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão em alerta vermelho

Publicado em 17/05/2022 - 08:38 Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A formação de um ciclone ou tempestade subtropical batizada pela Marinha do Brasil de Yakecan, que significa "o som do céu" em tupi-guarani, pode evoluir ao longo desta terça-feira (17) com rajadas de vento superiores a 100 km/h e subir a costa do Rio Grande do Sul, atingindo Santa Catarina, Paraná e o sul do estado de São Paulo.

Segundo comunicado conjunto da Marinha e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até a noite de quarta-feira essa tempestade subtropical pode se intensificar e ser classificada como tempestade tropical, com rajadas de vento que poderão superar os 110 km/h, do extremo sul e leste do Rio Grande do Sul ao litoral de Santa Catarina.

Em coletiva de imprensa na noite desta segunda-feira, a coordenadora geral de Meteorologia Aplicada, Desenvolvimento e Pesquisa do Inmet, Márcia Seabra, ressaltou que o alerta para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina será alterado para vermelho.

Armin Braun, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, explica o impacto das rajadas de ventos previstas e como a população deve se manter abrigada.

A Defesa Civil Nacional reforça a importância de se buscar informação em tempo real por meio do sistema de alertas via SMS. Para isso, o cidadão deve enviar o CEP da região onde mora para o número 40199. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

A formação da tempestade subtropical Yakecan, que começou na noite desta segunda-feira, vai provocar geada nesta terça-feira em grande parte do Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. As baixas temperaturas também criam condições de neve na Serra Gaúcha até o extremo sul do Paraná. E a onda de frio continuará atuando no centro-sul do Brasil entre quarta e sexta-feira.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Economia

Em junho, balança comercial registra saldo positivo de U$ 8,8 bilhões

O Brasil exportou mais de U$ 32,7 bilhões em produtos ao longo do mês passado. E comprou de outros países quase U$ 24 bilhões.

Baixar arquivo
Geral

Funcionários podem ser punidos em caso de difamação nas redes

Os funcionários podem usar suas redes sociais para fazer desabafos sobre o trabalho desde que não violem o direito à imagem e à privacidade da empresa

Baixar arquivo
Geral

TSE: eleições terão novos recursos de acessibilidade

O vídeo feito por uma intérprete de Libras será exibido em todas as 577 mil urnas eletrônicas preparadas para a eleição de outubro

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita com CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Cultura

Sinal da TV Brasil chega a Feira de Santana, na Bahia

O sinal da TV pública nacional agora pode ser assistido na região pelo canal aberto, disponível para mais de 700 mil telespectadores.  

Baixar arquivo
Educação

Vestibular de 2023 da USP terá novo critério de classificação

Todos os candidatos, incluindo alunos cotistas, vão disputar primeiro as vagas de Ampla Concorrência. Já os que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas também concorrem às vagas destinadas a alunos de Escolas Públicas e os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas ainda podem disputar as vagas destinadas às cotas raciais, as chamadas PPI.

Baixar arquivo