DF tem a menor temperatura registrada de sua história com 1,4ºC

Publicado em 19/05/2022 - 16:02 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Distrito Federal (DF) teve a mais baixa temperatura já registrada, desde que o início das medições feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 1962. Hoje (19), às 6h da manhã, os termômetros registraram 1,4ºC no Gama, cidade-satélite localizada a cerca de 30 quilômetros do Plano Piloto.

Até então, a temperatura mais baixa havia sido registrada em julho de 1975, quando a capital federal registrou 1,6ºC, recorde que foi igualado nesta quinta-feira às 5h.

Após atingir 1,4ºC, a temperatura começou a subir e, às 7h, estava em 1,5ºC. Às 8h, a temperatura registrava 3,2ºC.

Os mineiros também bateram o queixo. Teve recorde de frio na capital Belo Horizonte, com a manhã mais gelada desde 1979: 4 graus e meio em Cercadinho, atrás apenas dos 3 graus medidos em 1979. A mínima registrada hoje no país foi registrada em Morro da Igrejinha, Santa Catarina: 1.3 grau. E o pessoal lá do Sul, mesmo acostumado com invernos rigorosos, está reclamando das temperaturas geladas em maio:

De acordo com a meteorologista, a causa das temperaturas tão baixas é a massa de ar de origem polar, que entrou no país pela região Sul. A boa notícia é que o responsável por essa friarada toda, o ciclone extra-tropical, está se diluindo. Mesmo assim, o INMET prevê que o frio continua, pelo menos até a noite desta sexta.

E não é só o frio que preocupa os meteorologistas. Andrea Ramos aponta que as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste estão em alerta laranja, porque a umidade também está baixa, e por isso as pessoas não devem se descuidar da hidratação:

Já no Nordeste e no Norte do país, não terá frio, mas sol e chuva, que pode ser forte em alguns pontos, principalmente no litoral, ainda como consequência do ciclone.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo