O Distrito Federal (DF) teve a mais baixa temperatura já registrada, desde que o início das medições feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 1962. Hoje (19), às 6h da manhã, os termômetros registraram 1,4ºC no Gama, cidade-satélite localizada a cerca de 30 quilômetros do Plano Piloto.
Até então, a temperatura mais baixa havia sido registrada em julho de 1975, quando a capital federal registrou 1,6ºC, recorde que foi igualado nesta quinta-feira às 5h.
Após atingir 1,4ºC, a temperatura começou a subir e, às 7h, estava em 1,5ºC. Às 8h, a temperatura registrava 3,2ºC.
Os mineiros também bateram o queixo. Teve recorde de frio na capital Belo Horizonte, com a manhã mais gelada desde 1979: 4 graus e meio em Cercadinho, atrás apenas dos 3 graus medidos em 1979. A mínima registrada hoje no país foi registrada em Morro da Igrejinha, Santa Catarina: 1.3 grau. E o pessoal lá do Sul, mesmo acostumado com invernos rigorosos, está reclamando das temperaturas geladas em maio:
De acordo com a meteorologista, a causa das temperaturas tão baixas é a massa de ar de origem polar, que entrou no país pela região Sul. A boa notícia é que o responsável por essa friarada toda, o ciclone extra-tropical, está se diluindo. Mesmo assim, o INMET prevê que o frio continua, pelo menos até a noite desta sexta.
E não é só o frio que preocupa os meteorologistas. Andrea Ramos aponta que as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste estão em alerta laranja, porque a umidade também está baixa, e por isso as pessoas não devem se descuidar da hidratação:
Já no Nordeste e no Norte do país, não terá frio, mas sol e chuva, que pode ser forte em alguns pontos, principalmente no litoral, ainda como consequência do ciclone.