Funcionários ocupam fábrica da Caoa Chery em Jacareí (SP)

Movimentação vem em um momento de impasse nas negociações

Publicado em 24/05/2022 - 15:11 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Cerca de 200 funcionários ocuparam na manhã desta terça-feira (24) as dependências da fábrica Caoa Chery, que fica no município de Jacareí, próximo a São José dos Campos, no estado de São Paulo.

No início do mês, a empresa anunciou a reformulação da unidade de Jacareí para fabricação de veículos elétricos em 2025; e a demissão de seus 480 funcionários, todos da linha da montagem. Desde então, os trabalhadores e a empresa têm feito negociações para evitar a perda de empregos.

A movimentação dos trabalhadores vem em um momento de impasse nas negociações.

De acordo com o sindicato de metalúrgicos de São José dos Campos, os trabalhadores reivindicam a abertura de layoff de cinco meses com estabilidade de emprego de três meses, garantia dos salários e plano de saúde. Já a empresa mantém a proposta de indenização social de sete a 15 salários nominais, sem benefícios e sem o layoff.

Em assembleia nessa manhã, os funcionários decidiram manter a mobilização em frente à fabrica e prometem a realização de protestos diariamente no local.

A prefeitura de Jacareí e a Câmara de Vereadores também se manifestaram contrários à demissão e ao fechamento da fábrica.

De acordo com o Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos, o fechamento da fábrica significaria uma perda de R$ 53 milhões por ano para o município.

Procurada, a Caoa Chery falou que não comenta as negociações em curso; e que, quanto à ocupação, está acionando os seus advogados para tratar a respeito.

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Economia

Em junho, balança comercial registra saldo positivo de U$ 8,8 bilhões

O Brasil exportou mais de U$ 32,7 bilhões em produtos ao longo do mês passado. E comprou de outros países quase U$ 24 bilhões.

Baixar arquivo
Geral

Funcionários podem ser punidos em caso de difamação nas redes

Os funcionários podem usar suas redes sociais para fazer desabafos sobre o trabalho desde que não violem o direito à imagem e à privacidade da empresa

Baixar arquivo
Geral

TSE: eleições terão novos recursos de acessibilidade

O vídeo feito por uma intérprete de Libras será exibido em todas as 577 mil urnas eletrônicas preparadas para a eleição de outubro

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita com CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Cultura

Sinal da TV Brasil chega a Feira de Santana, na Bahia

O sinal da TV pública nacional agora pode ser assistido na região pelo canal aberto, disponível para mais de 700 mil telespectadores.  

Baixar arquivo
Educação

Vestibular de 2023 da USP terá novo critério de classificação

Todos os candidatos, incluindo alunos cotistas, vão disputar primeiro as vagas de Ampla Concorrência. Já os que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas também concorrem às vagas destinadas a alunos de Escolas Públicas e os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas ainda podem disputar as vagas destinadas às cotas raciais, as chamadas PPI.

Baixar arquivo