Governo anuncia medidas para cidades atingidas por chuva em Pernambuco

Municípios com situação de emergência devem receber R$ 1 bilhão

Publicado em 30/05/2022 - 15:37 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com mais de 90 mortos e mais de 20 pessoas desaparecidas, devido às intensas chuvas de Pernambuco, o Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência decretada por 14 municípios da região metropolitana de Recife e da Zona da Mata.

Nesta segunda-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro sobrevoou as regiões afetadas, anunciou medidas do governo federal para as populações atingidas e declarou pesar pelas pessoas que morreram devido às chuvas.

Em todo o estado, cerca de cinco mil pessoas estão desabrigadas. Ao lado do presidente Bolsonaro, o titular do Ministério do Desenvolvimento Regional, ministro Daniel Ferreira, anunciou que a pasta dispõe de R$ 1 bilhão, para ajudar municípios com situação de emergência reconhecida pelo governo federal, para ações de resposta e reconstrução.

Também presente nos anúncios, o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, informou que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada, afetados nas regiões das chuvas, poderão fazer a antecipação de uma parcela do benefício.

Segundo o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, algumas agências do banco público ficaram alagadas, devido às fortes chuvas. Por isso, ele garantiu que todos os pagamentos de transferência de renda, como Benefício de Prestação Continuada e Auxílio Brasil, serão feitos para as contas digitais e anunciou outras medidas.

O estado de Pernambuco enfrenta fortes chuvas desde a última quarta-feira (25). Segundo a Defesa Civil nacional, a previsão para Zona da Mata e Região Metropolitana de Recife continua para a possibilidade muito alta de mais alagamentos e inundações. A orientação é acionar a Defesa Civil em qualquer situação de risco, pelo telefone 193, e respeitar todos os sinais de alerta.

As fortes chuvas também atingem o estado de Alagoas, onde mais de dez mil pessoas já foram afetadas. Em algumas cidades, a previsão é de mais chuvas com alerta de grande perigo.

Para ajudar, doações de itens de higiene e alimentação podem ser feitas em pontos físicos de coleta nas cidades afetadas, como shoppings e igrejas. Doações em dinheiro podem ser por meio de Pix, a exemplo das arquidioceses locais e da Cruz Vermelha.

Edição: Paula Castro/ Renata Batista

Últimas notícias
Esportes

Carlos Chaman conquista prata no Mundial de paraciclismo

Ele percorreu 82,9km, ficando atrás apenas do  francês Kevin Le Cunff, que conquistou o ouro.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: há 55 anos morria o pintor surrealista René Magritte

Ele morreu aos 68 anos, em 15 de agosto de 1967, em casa, em Bruxelas, na Bélgica. Magritte havia passado três semanas no hospital para tratamento de um câncer no pâncreas.

Baixar arquivo
Política

Série especial trará propostas de cada candidato à Presidência

Uma reportagem sobre o plano de governo de cada concorrente será publicada por dia, seguindo a ordem alfabética. Neste primeiro episódio, conheça os principais desafios do país com os quais o próximo presidente do Brasil vai ter que lidar.

Baixar arquivo
Política

Há 199 anos, Pará se unia ao resto do Brasil em sua independência

Grão-Pará foi a última província a reconhecer o Império Brasileiro, quase um ano depois da Declaração da Independência em 07 de setembro de 1822.

Baixar arquivo
Política

Começa nesta terça a propaganda eleitoral em todo o país

As regras da campanha a serem seguidas pelos candidatos estão em cartilha lançada pelo Tribunal Regional do Distrito Federal e podem ser aplicadas às demais unidades da Federação.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil para segunda-feira (15)

O município de Peritiba, em Santa Catarina, comemora aniversário com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada. A temperatura varia de 15 a 29º C. A umidade relativa do ar marca de 30 a 80%.

Baixar arquivo