Governo anuncia medidas para cidades atingidas por chuva em Pernambuco

Municípios com situação de emergência devem receber R$ 1 bilhão

Publicado em 30/05/2022 - 15:37 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com mais de 90 mortos e mais de 20 pessoas desaparecidas, devido às intensas chuvas de Pernambuco, o Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência decretada por 14 municípios da região metropolitana de Recife e da Zona da Mata.

Nesta segunda-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro sobrevoou as regiões afetadas, anunciou medidas do governo federal para as populações atingidas e declarou pesar pelas pessoas que morreram devido às chuvas.

Em todo o estado, cerca de cinco mil pessoas estão desabrigadas. Ao lado do presidente Bolsonaro, o titular do Ministério do Desenvolvimento Regional, ministro Daniel Ferreira, anunciou que a pasta dispõe de R$ 1 bilhão, para ajudar municípios com situação de emergência reconhecida pelo governo federal, para ações de resposta e reconstrução.

Também presente nos anúncios, o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, informou que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada, afetados nas regiões das chuvas, poderão fazer a antecipação de uma parcela do benefício.

Segundo o presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, algumas agências do banco público ficaram alagadas, devido às fortes chuvas. Por isso, ele garantiu que todos os pagamentos de transferência de renda, como Benefício de Prestação Continuada e Auxílio Brasil, serão feitos para as contas digitais e anunciou outras medidas.

O estado de Pernambuco enfrenta fortes chuvas desde a última quarta-feira (25). Segundo a Defesa Civil nacional, a previsão para Zona da Mata e Região Metropolitana de Recife continua para a possibilidade muito alta de mais alagamentos e inundações. A orientação é acionar a Defesa Civil em qualquer situação de risco, pelo telefone 193, e respeitar todos os sinais de alerta.

As fortes chuvas também atingem o estado de Alagoas, onde mais de dez mil pessoas já foram afetadas. Em algumas cidades, a previsão é de mais chuvas com alerta de grande perigo.

Para ajudar, doações de itens de higiene e alimentação podem ser feitas em pontos físicos de coleta nas cidades afetadas, como shoppings e igrejas. Doações em dinheiro podem ser por meio de Pix, a exemplo das arquidioceses locais e da Cruz Vermelha.

Edição: Paula Castro/ Renata Batista

Últimas notícias
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo