INMET emite alerta de chuvas intensas nas regiões Norte e Nordeste

Previsão vale até terça-feira (24) de manhã

Publicado em 23/05/2022 - 13:21 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a continuidade de chuvas intensas pode trazer perigo à grande faixa que abrange as regiões Norte e Nordeste do país. O risco mais intenso ocorre principalmente em Roraima e na faixa do litoral nordestino, entre Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Em Roraima, pelo menos sete municípios já foram seriamente afetados pelas chuvas. O governo estadual emitiu alerta sobre a elevação dos rios e igarapés. A recomendação é que as populações ribeirinhas busquem abrigo em residências de familiares ou amigos caso verifiquem elevação das águas. Na capital, Boa Vista, a Companhia de Águas e Esgotos deve restabelecer o funcionamento da adutora principal que rompeu. Sete bairros tiveram o fornecimento de água interrompido. 

O governo do Pará decretou situação de emergência por causa dos alagamentos que interditarem rodovias em várias cidades. No município de Ourém, um dos mais afetados, mais de 1.500 famílias foram cadastradas pela Defesa Civil, para receber apoio e assistência emergencial.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, até a manhã dessa terça-feira (24), o litoral nordestino ainda terá risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Segundo o INMET, as chuvas desta semana são pontuais e não têm mais relação com a forte frente fria que atingiu o país na última semana.

O INMET reforça ainda que, em caso de perigo, o cidadão pode procurar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo