Justiça nega pedido de liberdade de delegada Adriana Belém

Publicado em 24/05/2022 - 10:23 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A justiça do Rio de Janeiro manteve a prisão da delegada Adriana Belém, acusada de envolvimento com uma organização criminosa que explora jogos de azar. Ela foi presa no último dia 10 e guardava em casa cerca de R$ 1,8 milhão, que foram apreendidos.

De acordo com o Ministério Público, Adriana Belém teria recebido propina para facilitar a atuação da quadrilha, comandada pelo bicheiro Rogério de Andrade e pelo ex-policial militar Ronnie Lessa, que também é acusado de integrar um grupo de extermínio e é réu pela execução do assassinato da vereadora Marielle Franco.

A defesa de Belém alegou que ela corre risco de vida por estar presa com outras detentas. Diante disso, requisitou medidas cautelares diferentes da prisão. A delegada está acautelada no Instituto Penal Oscar Stevenson, em Benfica, subúrbio do Rio. Mas, o juiz Marcello Rubioli, da 1ª Vara Criminal Especializada da Capital, indeferiu o pedido. Afirmou que não há qualquer possibilidade de substituição da detenção, porque os pressupostos da prisão preventiva estão presentes no processo.

O magistrado intimou a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária a informar se há condições para que delegadas fiquem presas no sistema penal do estado. Apesar disso, esclareceu que a lei brasileira não exige a existência de unidade exclusiva para presos com direito à prisão especial, apenas que sejam recolhidos em local distinto da prisão comum, o que pode ser feito em um alojamento coletivo.

Rubioli afirmou ainda que tais requisitos parecem cumpridos pela Seap. A reportagem entrou em contato com a defesa da delegada, mas não obteve retorno.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo