Litoral nordestino tem previsão de chuva forte para esta quarta (25)
Há risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos
Publicado em 25/05/2022 - 12:04 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)
De acordo com o INMET, o Instituto Nacional de Meteorologia, a chuva forte pode continuar até o início da noite de quarta-feira (25) no litoral do Nordeste e oferece grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. A área que representa maior risco começa em João Pessoa, segue por Recife e vai até o sul de Alagoas. Nessas regiões, a chuva pode ultrapassar 100 milímetros no acumulado do dia.
Em Natal, no Rio Grande do Norte, a tempestade de hoje foi acompanhada por muitos raios. De acordo com o chefe da unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, a quantidade de chuva acumulada nos últimos dias "é um fenômeno incomum".
Na Paraíba, a capital João Pessoa foi a mais afetada pelas chuvas desta quarta. Na cidade de Pocinhos, um reservatório de água se rompeu derrubando casas e deixando pelo menos quatro pessoas hospitalizadas.
Em Olinda, no estado de Pernambuco, pelos menos dois deslizamentos atingiram casas e deixaram feridos. A Agência Pernambucana de Águas e clima subiu o nível de aviso de risco para o máximo, e colocou a região metropolitana e a zona da mata pernambucana em "estado de alerta".
Em Alagoas, o Corpo de Bombeiros resgatou mais de 40 vítimas na inundação em Rio Largo, região metropolitana de Maceió. Na cidade alagoana de Penedo, três casas desabaram na manhã desta quarta-feira e as vítimas precisaram ser resgatadas dos escombros.
Caso os temporais continuem, o Instituto Nacional de Meteorologia lembra a necessidade de desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de necessidade, é importante acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199; e o Corpo de Bombeiros, no 193.
Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista