Ministros visitam áreas atingidas pelas chuvas em Pernambuco

Publicado em 29/05/2022 - 13:00 Por Beatriz Albuquerque- Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quatro ministros de estado: Saúde, Turismo, Cidadania e Desenvolvimento Regional, estiveram no Recife, neste domingo, para verificar a situação das chuvas que atingiram a região nordeste nos últimos dias. As informações atualizadas apontam 44 mortos, 56 desaparecidos e quase 4 mil desabrigados. Daniel Ferreira, ministro do Desenvolvimento Regional, afirmou que as equipes da Defesa Civil nacional e Forças Armadas ficarão nos estados atingidos pelas chuvas para dar apoio às equipes locais.

O ministro destacou a importância da população ficar atenta aos alertas da Defesa Civil de seus estados quanto à desocupação de áreas de risco. A previsão é que ainda vai chover muito nos próximos dias.

Daniel Ferreira explicou que os locais atingidos devem decretar estado de emergência e solicitar o reconhecimento federal dessa situação, o que facilita o repasse de recursos para o apoio à população atingida, com auxílios que vão desde medicamentos, itens de higiene até o reestabelecimento da energia elétrica, água e reconstrução de casas. A liberação do FGTS e ações de proteção ao emprego também podem ser realizadas com a decretação do estado de emergência.

Já Ronaldo Bento, ministro da Cidadania, explicou que alojamentos provisórios foram montados em vários locais para atender os desalojados e suas famílias. O ministro Ronaldo Bento destacou ainda que toda a rede de assistência do governo foi disponibilizada para que a população seja atendida. 

Além disso, kits de medicamentos serão distribuídos à população para evitar e tratar doenças como gripe e diarréia, muito comuns em situações como esta. 

Nesta segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro vai visitar os locais atingidos pelas chuvas, junto com os ministros que já estão na região, para anunciar novas medidas de apoio.

Até agora, já foram liberados 2 milhões e 500 mil reais para ações de socorro e assistência humanitária em duas cidades em situações mais críticas. Treze municípios já tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo federal.

 

Edição: Leila Santos/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo