Ouvidorias organizam maratona para defesa dos direitos dos usuários

Publicado em 23/05/2022 - 18:51 Por Eduardo Cupertino* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Junho é o mês da segunda edição da Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos, promovida pela Rede Nacional de Ouvidorias. Durante todo o mês, as ouvidorias públicas interessadas em participar da iniciativa irão utilizar as redes sociais para informar sobre as atividades e cartas de serviços prestados pelos órgãos, como conta o Ouvidor-Geral da União, Valmir Dias.

“Tem por objetivo difundir junto à sociedade os meios que cada um dispõe para apresentar suas manifestações ao estado. Tais como sugestões, elogios, denúncias reclamações. Para isso é fundamental o engajamento do máximo de unidades de ouvidorias por meios de suas redes sociais, para informarem sobre as atividades e serviços de seus órgãos, contribuindo assim para que a cada dia mais cidadão possam apresentar suas demandas individuais e contribuírem assim para a construção de soluções para toda a coletividade.”

A iniciativa é uma homenagem aos cinco anos da Lei de Proteção e Defesa do Usuário do Serviço Público, que regulamenta os mecanismos de participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos em âmbito federal, estadual e municipal.  

Durante o mês de junho, a Rede Nacional de Ouvidorias vai disponibilizar um pacote de peças de divulgação para uso em redes sociais, que poderão ser postadas pelas ouvidorias participantes.

Depois disso, a ouvidoria participante encaminha ao comitê de organização da maratona os dados que comprovem o número de visualizações para a contagem geral.

As três ouvidorias que conseguirem os maiores números de visualizações ganharão troféus de engajamento cidadão.

Para participar, a ouvidoria deve preencher, até 10 de junho, o formulário de adesão disponível no site da Controladoria Geral da União: gov.br/cgu.

A Empresa Brasil de Comunicação entrou na maratona e apresenta uma carta com 12 serviços prestados ao público, entre eles o acesso gratuito a notícias em tempo real e aos programas da TV Brasil e das Rádios EBC via aplicativos.

*Com supervisão de Bianca Paiva

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Saúde

Novos casos de Varíola dos Macacos foram confirmados no Rio de Janeiro

Com isso subiu para treze o número de notificações oficiais, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Internacional

Terremoto de magnitude 6,0 deixa pelo menos cinco mortos no Irã

O Irã está localizado à beira de várias placas tectônicas e é atravessado por falhas. O que faz o país ter uma alta atividade sísmica.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os programas de calouros

O primeiro programa de calouros do rádio brasileiro, A Hora dos Calouros, foi criado na Rádio Cruzeiro do Sul, em São Paulo. Os concursos faziam as audiências aumentarem consideravelmente e, junto com elas, as verbas publicitárias.

Baixar arquivo
Saúde

Biomédicos estão autorizados a prescrever suplementos alimentares

Três categorias de biomédicos estão autorizados a prescrever suplementos alimentares: os profissionais habilitados em Acupuntura, Biomedicina Estética ou em Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico. Antes, apenas médicos, nutricionistas e farmacêuticos tinham liberação para indicar esses produtos.

Baixar arquivo