Pesquisa FGV: Brasil tem mais de 2 dispositivos digitais por habitante

Publicado em 29/05/2022 - 09:13 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil tem mais de dois dispositivos digitais por habitante. Ao todo são mais de 447 milhões de computadores, notebooks, tablets e smarphones, segundo a nova edição da Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas empresas, da Fundação Getúlio Vargas, que chega à 33ª edição.

O professor Fernando Meirelles, que coordena a pesquisa na FGV, , traz um panorama da distribuição desses dispositivos digitais por classe social e tecnologia dos aparelhos. "Tem gente da Classe A e B que tem um pouquinho mais de um (aparelho), e gente das classes C, D, E e F que tem só um na casa. Os modelos, principalmente que as classes mais baixas têm, ainda não são suficientes para algumas operações."

O levantamento aponta que a pandemia de covid-19 antecipou o processo de transformação digital no país. Para se ter uma ideia, no ano passado 14 milhões de computadores foram vendidos, o que representa um crescimento de 27%. Fernando Meirelles destaca que essa tendendência de aumento no uso de computadores e celulares em decorrência da pandemia deve prevalecer nos próximos anos.

O coordenador da pesquisa também fala de como a pandemia afetou muitas empresas que precisaram migrar para o mercado online, e destaca que a pandemia acelerou o uso da tecnologia por necessidade dos empresários, como recurso para não fecharem as portas."

Outro tema destacado pelo estudo da FGV é a baixa oferta de mão de obra especializada em TI frente a demanda, sendo esta uma oportunidade para formação de futuros talentos nesta área. 

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo