Embrapa : Criado sistema rastreável para o açúcar mascavo

Publicado em 27/06/2022 - 20:40 Por Igor Cardim* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Já pensou na possibilidade de ir ao supermercado e conseguir consultar toda a linha de produção de uma mercadoria, por meio de um QR Code? Esta realidade parece distante e muito complicada, mas a Embrapa desenvolveu em parceria com a Usina Granelli, o primeiro açúcar mascavo com sistema rastreável do Brasil.

A novidade deve chegar às lojas e supermercados em julho.

A tecnologia utilizada para fazer o rastreamento é chamada de blockchain, que são blocos digitais de informações sequenciadas e não podem ser alteradas. E por isso são mais seguras, já que dificilmente as empresas vão inserir informações falsas no produto como explicou o pesquisador da Embrapa, Alexandre de Castro.

?E como vai funcionar sistema para o consumidor final, na gôndola do mercado? O pesquisador explica que o QR Code vai estar linkado no site.

Outras informações estarão disponíveis no QR Code estampado na embalagem. Desde a variedade de cana utilizada na produção do açúcar até a umidade do produto e a cor dele.

*Com supervisão de Raquel Mariano

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quinta e próximas partidas de futebol

Pela Copa do Brasil, América Mineiro e São Paulo empataram em 2 a 2.

Baixar arquivo
Política

Conheça o plano de governo do candidato à presidência Jair Bolsonaro

Na proposta pela reeleição está: estimular o empreendedorismo; manter a reforma trabalhista, formalizar a atividade de trabalhadores por aplicativo e os rurais.

Baixar arquivo
Política

RJ: Vereadores cassam mandato de Gabriel Monteiro por quebra de decoro

Monteiro foi julgado por quebra do decoro parlamentar, por três motivos: encenação com uma menor de idade em um shopping, agressão contra um morador de rua convidado para a encenação de um roubo na Lapa e relação sexual gravada em vídeo com uma menor de idade, que posteriormente teve as imagens vazadas na internet.

Baixar arquivo
Justiça

No STF termina o julgamento da nova Lei de Improbidade Administrativa

O Supremo Tribunal Federal decidiu que a nova Lei de Improbidade Administrativa é válida para todos os processos em andamento. Inclusive aqueles abertos antes de ela entrar em vigor, em outubro do ano passado.

Baixar arquivo
Política

Candidatos à presidência fazem campanha em São Paulo e Minas Gerais

A Rádio Nacional acompanha as agendas dos cinco candidatos à Presidência da República mais bem posicionados na mais recente pesquisa de intenções de voto registrada no Tribunal Superior Eleitoral. E traz os detalhes em ordem alfabética.

Baixar arquivo
Geral

Anatel autoriza 5G no Rio, Palmas, Florianópolis e Vitória no dia 22/8

A Anatel autorizou, nesta quinta-feira, as operadoras de telefonia a ligarem o 5G no Rio de Janeiro, Palmas, Florianópolis e Vitória a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de agosto.

Baixar arquivo