Estudo aponta que vulnerabilidade ambiental eleva surto de zoonoses

Publicado em 30/06/2022 - 12:13 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - Maranhão/ São Luís

O estudo liderado pelo Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, da Fiocruz, aponta que o aumento recente de vulnerabilidade ambiental e social pode acelerar um próximo surto de zoonoses no país.

A pesquisa aponta que apenas oito estados brasileiros têm baixo risco para surto de doenças transmitidas por animais. Os estados amazônicos são considerados de médio a alto grau. Isso por causa da diversidade de espécies naturais. Mas a pesquisa aponta que, atualmente, há uma sobreposição dessas regiões com as áreas de maior desmatamento.

Dois exemplos são os casos de malária e leishmaniose, diretamente relacionadas a essas áreas. Já hantavírus e a febre amarela estão ligadas a atividades agrícolas em locais desmatados há pouco tempo.

Dentro da Amazônia legal, o Maranhão tem 34% do território coberto por floresta e também é considerado de alto risco. Já o Ceará, onde o principal bioma é a Caatinga, tem baixo risco. Os outros sete estados com baixo risco para zoonoses são Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.

Outra característica comum entre todos os oito estados com baixo risco é a rede de acesso ao sistema de saúde e ao tratamento para infectados. Segundo os pesquisadores, se o paciente não consegue médico em um município, pode ter acesso ao sistema de saúde de outra cidade mais rápido.

A caça, que é uma atividade ilegal no país, exceto para subsistência, também tem contribuído para o risco. Segundo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o mercado de carne de caça na Amazônia Central é de aproximadamente 35 milhões de dólares por ano e a carne de mamíferos é a mais consumida.

O estudo da Fiocruz reuniu dados das duas últimas décadas e se baseou no protocolo europeu, que considera o risco à exposição e estruturas de enfrentamento a situações de risco. 

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo