Greve de ônibus em São Paulo termina após determinação da Justiça

Publicado em 29/06/2022 - 19:13 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O Tribunal Regional do Trabalho da segunda região, em São Paulo, julgou abusiva a greve dos motoristas e cobradores que interrompeu a circulação de mais de 6 mil ônibus na capital paulista e afetou cerca de 2,5 milhões de pessoas ao longo do dia. A estimativa é da SPTrans.

Além de declarar abusiva, o relator do processo, o Desembargador Davi Furtado, determinou a volta imediata ao trabalho, autorizou o corte de ponto e o pagamento de R$ 100 mil de multa pelas paralisações do dia 14 de junho e dessa quarta-feira (29).

A greve dessa quarta-feira (29) foi a segunda paralisação em uma semana. Na quarta-feira da semana passada, praticamente todos os ônibus da chamada articulação regional pararam de circular por quase 15 horas e apenas as vans e micro-ônibus, responsáveis pelo transporte local, seguiram rodando. A situação se repetiu nessa quarta-feira

O entendimento do desembargador é de que o sindicato que representa a categoria, o Sindmotoristas, desrespeitou a liminar da justiça que determinava a circulação de uma frota mínima de 80% dos carros em horário de pico e 60% nos outros horários.

O valor das multas deve ser revertido para entidades que atendem pessoas em situação de rua, entre elas a do padre Júlio Lancelotti.

Com a decisão, motoristas e cobradores decidiram em assembleia encerrar a greve e voltar ao trabalho.

Na semana passada, a categoria já tinha garantido um reajuste de 12,47% nos salários e tíquete refeição, mas queriam também a retorno do pagamento da PLR, a Participação nos Lucros e Resultados, interrompido com a pandemia de coronavírus, e o direito a hora de almoço remunerada.

Nos próximos dias a prefeitura de São Paulo deve decidir se aumenta o valor dos subsídios pagos às empresas de ônibus para compensar os custos maiores com o óleo-diesel e reajuste de salários, ou, se aumenta a tarifa.

Edição: Roberto Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Educação

Resultado do Fies já está disponível no site do MEC

Os alunos pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil terão até o dia 19 de agosto para fazerem a complementação da inscrição. Lista de espera será divulgada dia 22 de agosto. 

Baixar arquivo
Geral

53% das crianças e adolescentes acessam internet apenas pelo celular

Pesquisa mostra que avançou o número de crianças e adolescentes com acesso à internet, mas os meios de acesso ao ambiente virtual revelam desigualdades profundas.

Baixar arquivo
Geral

Cidadãos já podem consultar prestação de contas dos candidatos

Os relatórios financeiros das campanhas devem ser inseridos a cada 72 horas no site do TSE

Baixar arquivo
Cultura

Primeira capital planejada do país, Teresina (PI) completa 170 anos

 É a única capital nordestina que não é banhada pelo mar e a primeira capital brasileira a ser planejada, anos antes de Aracaju, décadas antes de Belo Horizonte e mais de um século antes de Brasília.

Baixar arquivo
Geral

Após explosões em carros com gás, postos serão fiscalizados no Rio

Nos últimos dias, ocorreu a explosão de três cilindros de GNV, o Gás Natural Veicular, em veículos durante abastecimento em postos de combustíveis e que mataram duas pessoas no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Economia

Auxílio-taxista: benefício começa a ser pago nesta terça-feira

O benefício será concedido até dezembro para compensar a elevação do preço de  combustíveis e derivados.

Baixar arquivo