ISP aponta queda em crimes contra vida e roubos no Rio de Janeiro

Publicado em 27/06/2022 - 12:34 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O número de homicídios dolosos registrados no Rio de Janeiro caiu em maio, na comparação com abril, interrompendo uma sequência de cinco meses de alta. Os 210 casos representam o menor valor para este mês em 31 anos.  Também houve diminuição de 21% com relação aos registros de maio do ano passado.

De acordo com dado divulgados nesta segunda-feira pelo Instituto de Segurança Pública, o quadro de queda se repete no acumulado dos primeiros cinco meses do ano, com redução de 17% frente a igual período de 2021. Ainda assim, 1.248 pessoas foram assassinadas nesses cinco meses, considerando os casos notificados como homicídio doloso nas delegacias. Somando a esse indicador as vítimas de latrocínio, lesão corporal seguida de morte e intervenção de agentes do estado, as mortes chegam a 1.830 de janeiro a maio.

O instituto celebrou também a continuidade da curva de queda nas notificações de roubos de rua, que foram 15% menores este ano na comparação com os primeiros cinco meses de 2021. Apenas em maio foram mais de 4.800 registros, mas são quase 300 a menos do que a soma de abril.

Na avaliação da diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, o roubo de rua é um crime que provoca uma grande sensação de insegurança na sociedade, logo, a sua diminuição é uma conquista.

Outro indicador divulgado pelo Instituto sinaliza redução nos roubos de carga que, este ano, acumulam o menor valor desde 2013, com 1.651 casos. Já os roubos de veículos foram mais de 9.800 no período, e ainda assim, ficaram em patamar abaixo dos registrados em uma década.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo