Ministério faz a segunda edição da Operação Narco Brasil

Publicado em 27/06/2022 - 12:20 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A segunda edição da Operação Narco Brasil ações sistemáticas começou nesta segunda-feira. A ideia da ação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, é o combate ao tráfico de drogas e a incineração de entorpecentes. O lançamento dessa etapa da operação é em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, no dia 26 de junho.

De acordo com o Ministério, a Narco Brasil é uma das estratégias do governo federal para fechar o cerco ao crime organizado com auxílio das forças policiais da União e dos Estados. A pasta destaca ainda o efeito devastador que o consumo de drogas causa, não só para quem usa; mas, também, para as famílias.

Estão previstas ações de fiscalização, repressão e monitoramento em todos os estados e no Distrito Federal, com a integração da Polícia Rodoviária Federal, Secretarias de Segurança Pública e Polícias Civis e Militares.

A ideia é justamente reduzir a oferta de entorpecentes, desarticular quadrilhas, prender infratores e contribuir para a pacificação das cidades e proteção de seus cidadãos.

Na edição de 2021, a Narco Brasil alcançou quase 4 mil municípios com um efetivo de cerca de 75 mil policiais. Durante a operação, 133 mil quilos de drogas foram apreendidos, 9 mil pessoas foram presas. Também foram recolhidos armas, veículos e dinheiro em espécie.

O Relatório Mundial sobre Drogas de 2021 aponta que 275 milhões de pessoas passaram a usar drogas no mundo. Além disso, 36 milhões sofreram de transtornos associados ao uso de drogas no mesmo ano.

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Saúde

OMS abre consulta para mudar nome da varíola dos macacos

A nomeação das espécies de vírus é de responsabilidades do Comitê Internacional de Taxonomia de vírus

Baixar arquivo
Saúde

Diabetes gestacional pode trazer mais riscos na hora do parto

O problema ocorre devido a mudanças hormonais que a mulher sofre durante a gestação

Baixar arquivo
Justiça

Termina quinta-feira o prazo para requerer voto em transito

Podem requerer o benefício os eleitores que não poderão estar no domicílio eleitoral no dia da votação, que será em 2 de outubro, para o primeiro turno; e 30 de outubro, onde houver segundo turno.

Baixar arquivo
Política

Eleições 2022: enquetes e sondagens estão proibidas

O tribunal define enquete ou sondagem como levantamento de opiniões sem a utilização de um método científico

Baixar arquivo
Educação

Prouni 2022: prazo para documentação vai até 24 de agosto

A apresentação da documentação pode ser feita presencialmente ou virtualmente a depender da instituição de ensino

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Exoesqueleto robótico auxilia a recuperação do movimento das pernas

A ideia do ExoTAO é o de ser uma órtese inteligente, um exoesqueleto robótico que ajude pessoas que perderam o movimento das pernas a recuperarem a capacidade de locomoção.

Baixar arquivo