A segunda edição da Operação Narco Brasil ações sistemáticas começou nesta segunda-feira. A ideia da ação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, é o combate ao tráfico de drogas e a incineração de entorpecentes. O lançamento dessa etapa da operação é em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, no dia 26 de junho.
De acordo com o Ministério, a Narco Brasil é uma das estratégias do governo federal para fechar o cerco ao crime organizado com auxílio das forças policiais da União e dos Estados. A pasta destaca ainda o efeito devastador que o consumo de drogas causa, não só para quem usa; mas, também, para as famílias.
Estão previstas ações de fiscalização, repressão e monitoramento em todos os estados e no Distrito Federal, com a integração da Polícia Rodoviária Federal, Secretarias de Segurança Pública e Polícias Civis e Militares.
A ideia é justamente reduzir a oferta de entorpecentes, desarticular quadrilhas, prender infratores e contribuir para a pacificação das cidades e proteção de seus cidadãos.
Na edição de 2021, a Narco Brasil alcançou quase 4 mil municípios com um efetivo de cerca de 75 mil policiais. Durante a operação, 133 mil quilos de drogas foram apreendidos, 9 mil pessoas foram presas. Também foram recolhidos armas, veículos e dinheiro em espécie.
O Relatório Mundial sobre Drogas de 2021 aponta que 275 milhões de pessoas passaram a usar drogas no mundo. Além disso, 36 milhões sofreram de transtornos associados ao uso de drogas no mesmo ano.





