Ministério faz a segunda edição da Operação Narco Brasil

Publicado em 27/06/2022 - 12:20 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A segunda edição da Operação Narco Brasil ações sistemáticas começou nesta segunda-feira. A ideia da ação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, é o combate ao tráfico de drogas e a incineração de entorpecentes. O lançamento dessa etapa da operação é em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, no dia 26 de junho.

De acordo com o Ministério, a Narco Brasil é uma das estratégias do governo federal para fechar o cerco ao crime organizado com auxílio das forças policiais da União e dos Estados. A pasta destaca ainda o efeito devastador que o consumo de drogas causa, não só para quem usa; mas, também, para as famílias.

Estão previstas ações de fiscalização, repressão e monitoramento em todos os estados e no Distrito Federal, com a integração da Polícia Rodoviária Federal, Secretarias de Segurança Pública e Polícias Civis e Militares.

A ideia é justamente reduzir a oferta de entorpecentes, desarticular quadrilhas, prender infratores e contribuir para a pacificação das cidades e proteção de seus cidadãos.

Na edição de 2021, a Narco Brasil alcançou quase 4 mil municípios com um efetivo de cerca de 75 mil policiais. Durante a operação, 133 mil quilos de drogas foram apreendidos, 9 mil pessoas foram presas. Também foram recolhidos armas, veículos e dinheiro em espécie.

O Relatório Mundial sobre Drogas de 2021 aponta que 275 milhões de pessoas passaram a usar drogas no mundo. Além disso, 36 milhões sofreram de transtornos associados ao uso de drogas no mesmo ano.

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo