MP diz que agressor de procuradora tinha histórico de agressões

Publicado em 30/06/2022 - 22:25 Por Eliane Gonçalves, da Rádio Nacional - São Paulo

O Ministério Público diz que agressor de colega no local de trabalho tinha histórico de violência e imagens flagram apenas parte da violência

Segundo o promotor Daniel Godinho, testemunhas dizem que Demetrius de Oliveira Macedo, que espancou a procuradora geral de Registro, Gabriela Monteiro de Barros tinha um histórico de condutas diferenciadas entre homens e mulheres nas relações de trabalho.

Ele é um dos autores da denúncia que acusa Demetrius pelo crime de tentativa de feminicídio.

Para Godinho, além do histórico machista, a violência das agressões contra a procuradora geral mostram que o homem tinha a intenção de matar a colega de trabalho e que o vídeo que viralizou nas redes sociais mostra apenas uma parte da violência

Nessa quarta-feira, o juiz da 1ª Vara de Registro, Raphael Ernane Neves, acatou a denúncia e além de responder pela tentativa de feminicídio, Demetrius também é acusado dos crimes de injúria e de coação no curso do processo, já que a violência teria sido uma tentativa de impedir o processo disciplinar que tinha sido aberto contra ele justamente em função da rotina de agressões contra as colegas no local de trabalho.

Além do processo na justiça, que pode terminar com uma pena de até 20 anos de prisão pela tentativa de femincício, Demetrius também vai responder a um processo administrativo e pode ter que pagar uma multa de 16 MIL reais.

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado anunciou nessa quinta-feira que abriu um processo administrativo contra Demetrius com base uma lei que prevê a punição de casos envolvendo discriminação contra mulheres no estado.

Nós tentamos entrar com contato com a defesa de Demetrius, mas não tivemos retorno.

Edição: Roberto Piza (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo