Operação Micélio combate comercialização ilegal de madeira

Publicado em 15/06/2022 - 12:15 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA

Uma ação conjunta da Polícia Federal, do Ibama e da Receita Federal realizada nesta quarta-feira (15), em três estados, tem como alvo um grupo que estaria  transportando e comercializando ilegalmente madeira da Amazônia.

De acordo com a Polícia Federal, o esquema criminoso extraía madeira do Pará e transportava ilegalmente para o Rio Grande do Norte e a Paraíba.

Os agentes da Polícia Federal cumpriram 10 mandados de busca e apreensão. Os policiais atuaram simultaneamente nas cidades de Natal e Parnamirim, no Rio Grande do Norte; Belém e Tomé-Açu, no Pará; e João Pessoa, na Paraíba. Ninguém foi preso.

A Operação, chamada Micélio, contou também com auditores e analistas da Receita Federal e servidores do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente.

As investigações começaram há 3 anos, quando a polícia iniciou a busca pela origem da madeira comercializada e ocultada em transações feitas por donos de lojas que atuam no ramo.

Há indícios de lavagem de dinheiro e prática de fraude em guias florestais falsas e vencidas, além de outros documentos que foram apresentados aos fiscais.

Segundo a polícia, os resultados das apreensões podem revelar detalhes do processo ilegal de corte, transporte e aquisição da madeira.

Os crimes são previstos na Lei de Crimes Ambientais e no Código Penal.

 

Últimas notícias
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo