IBGE começa o Censo Demográfico 2022 nesta segunda-feira

Publicado em 01/08/2022 - 08:00 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Mais de 180 mil recenseadores vão estar nas ruas em todos os 5.568 municípios brasileiros, a partir desta segunda-feira, para realizar o Censo Demográfico 2022. O trabalho deles e a colaboração da população vão produzir o novo retrato do Brasil, com informações imprescindíveis para o avanço de políticas publicas e decisões de investimentos nas mais diversas áreas.

A maior pesquisa do país, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é feita a cada virada de década, mas sofreu um atraso de dois anos devido à pandemia de covid-19 e à falta de recursos.

E, pela primeira vez, o Censo vai coletar também informações sobre os povos de regiões remanescentes de quilombos. Quase seis mil territórios quilombolas terão seu retrato no censo.

Para esse trabalho gigante, o IBGE aposta na tecnologia para garantir a qualidade da coleta de dados, como explicou o coordenador técnico da pesquisa, Luciano Duarte.

Entre primeiro de agosto e o mês de outubro, os recenseadores vão visitar mais de 70 milhões de domicílios. Além da entrevista presencial, de porta em porta, a população poderá responder à sondagem via internet ou telefone. Uma central telefônica exclusiva vai esclarecer as dúvidas e orientar a população. É o Centro de Apoio ao Censo disponível no número 0800 721 8181, que vai funcionar das 8h às 21h30, de domingo a domingo.

O Coordenador Luciano Duarte ressalta que os brasileiros devem ficar tranquilos em relação aos dados coletados, pois eles são sigilosos.

Para garantir a segurança daqueles vão abrir suas portas ao censo, os agentes vão estar uniformizados, usarão boné e colete azuis com a logomarca do IBGE e a população poderá confirmar a identidade do entrevistador pela central telefônica 0800 721 8181 e também no site respondendo.ibge.gov.br.

O Instituto tomou, ainda, medidas contra a covid-19. Todas as equipes seguirão protocolos sanitários, como uso de máscara, higienização das mãos, equipamentos com álcool em gel e distanciamento social.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo