Número de profissionais da indústria criativa cresce 11,7%

Publicado em 05/07/2022 - 18:15 Por Tatiana Alves, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O número de profissionais que atuam no setor da indústria criativa no Brasil cresceu 11,7% de 2017 para 2020. Os dados estão num levantamento divulgado nesta segunda-feira pela Firjan, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. O estudo aponta que o país tem hoje 935 mil profissionais criativos com empregos formais. A fonte do estudo é o Ministério do Trabalho e Previdência.

A principal queda no vínculo empregatício do setor de 2017 para 2020 foi na área de Artes Cênicas, com diminuição de aproximadamente 26% nos empregos. O aumento mais expressivo no mesmo período ocorreu em Publicidade & Marketing, com acrescimo de quase 50%. Os maiores mercados da indústria criativa continuam em São Paulo, com 380 mil vínculos, e Rio de Janeiro, com quase 96 mil.

Segundo a Firjan, a participação da indústria criativa no Produto Interno Bruto passou de 2,6% em 2017 para 2,9% em 2020, com um total superior a 217 bilhões de reais, percentual recorde na série histórica, iniciada em 2004. O valor se compara à construção civil e ultrapassa a extração mineral.

Esta edição do Mapeamento aponta o que o Brasil e principalmente o Rio de Janeiro tem potencial para usar sua imagem e influência para estimular negócios e gerar desenvolvimento, como destaca o vice-presidente da Firjan, Leonardo Edde.

De acordo com o estudo, a remuneração média dos profissionais do setor criativo, de quase R$ 7 mil em 2020, era 2,37 vezes maior do que a que a remuneração média do trabalhador brasileiro, que estava em R$ 2.924.

O estudo completo está disponível no site www.firjan.com.br/EconomiaCriativa

Edição: Jacson Segundo (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Geral

Prefeitura de SP vai ampliar testes com faixas exclusivas para motos

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) autorizou a prefeitura de São Paulo a ampliar o número de vias com a Faixa Azul.

Baixar arquivo
Economia

Infraestrutura MG vence leilão de concessão de 627 Km em Minas Gerais

O grupo venceu a disputa oferecendo um desconto de 0,1% sobre o valor de pedágio nas estradas concedidas. Os trechos leiloados estão localizados na região do Triângulo Mineiro.

Baixar arquivo
Segurança

"Dia D" de combate à violência contra mulher cumpre 38 mandados no RJ

Ação marca os 16 anos da Lei Maria da Penha e teve o objetivo de combater crime de perseguição e violência psicológica, além de reforçar a importância das mulheres estarem alertas a outros tipos de crimes, que antecedem o feminicídio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Anvisa restringe uso do agrotóxico carbendazin aos estoques existentes

A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária concluiu a reavaliação desse ingrediente utilizado no tratamento de sementes de arroz, feijão, milho e também em folhas de algumas lavoura.

Baixar arquivo
Política

Presidente se reúne com representantes de bancos na sede da Febraban

Os ministros Paulo Guedes, da Economia, e Ciro Nogueira, da Casa Civil também participaram do almoço nesta segunda-feira (08), em São Paulo. 

Baixar arquivo
Geral

Após pandemia, Rio cria o Dia do Reencontro com ponto facultativo

A transformação do dia 02 de setembro em data especial considera que a flexibilização possibilitou a retomada das atividades na cidade, inclusive com a realização de grandes eventos.

Baixar arquivo