TSE começa a convocar mesários para as eleições

Publicado em 05/07/2022 - 18:01 Por Eduardo Cupertino* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Começaram, nesta terça-feira, as convocações de mesários para as eleições deste ano. Serão convocados, preferencialmente, aqueles que tenham nível de escolaridade superior, professores e servidores da justiça.

Todo eleitor com mais de 18 anos de idade em situação regular perante a justiça eleitoral pode exercer a função de mesário, preferencialmente no local e seção onde vota.

O serviço não é remunerado, mas quem participa recebe auxílio-alimentação de até R$ 45 em cada turno e tem direito a dois dias de folga no trabalho para cada dia de eleição. Quem participar do treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral tem direito a outros dois dias de folga.

A servidora pública Adalgisa Martins da Silva é presidente de seção eleitoral e diz que é um dever cumprido participar de um momento tão importante para a democracia.

“A motivação em ser mesária pra mim é contribuir, fazer parte integrante de uma escolha, uma decisão consciente e espontânea nas mesas receptoras de votos. Já participei várias vezes, desde o início do programa que foi criado em 2004, ou seja, sempre que sou convocada estou lá presente firme e forte.”

Além das folgas, quem desempenhar a função de mesário, ganha um critério de desempate em concursos públicos.

Faltando 89 dias para o primeiro turno das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral espera contar com 2 milhões de mesários para atuar nas mais de 460 seções espalhadas pelo país.

As convocações serão feitas por e-mail, WhatsApp, SMS ou por carta em que constam a data e a modalidade do treinamento. O eleitor que for intimado pode recusar, mas deverá apresentar justificativa à Justiça Eleitoral do estado onde mora em até cinco dias úteis.

Informações sobre inscrições para ser mesário nestas eleições podem ser acessadas no site: justicaeleitoral.jus.br, pelo aplicativo e-Título ou nos sites dos tribunais regionais.

*Com supervisão de Nádia Faggiani

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Prefeitura de SP vai ampliar testes com faixas exclusivas para motos

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) autorizou a prefeitura de São Paulo a ampliar o número de vias com a Faixa Azul.

Baixar arquivo
Economia

Infraestrutura MG vence leilão de concessão de 627 Km em Minas Gerais

O grupo venceu a disputa oferecendo um desconto de 0,1% sobre o valor de pedágio nas estradas concedidas. Os trechos leiloados estão localizados na região do Triângulo Mineiro.

Baixar arquivo
Segurança

"Dia D" de combate à violência contra mulher cumpre 38 mandados no RJ

Ação marca os 16 anos da Lei Maria da Penha e teve o objetivo de combater crime de perseguição e violência psicológica, além de reforçar a importância das mulheres estarem alertas a outros tipos de crimes, que antecedem o feminicídio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Anvisa restringe uso do agrotóxico carbendazin aos estoques existentes

A decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária concluiu a reavaliação desse ingrediente utilizado no tratamento de sementes de arroz, feijão, milho e também em folhas de algumas lavoura.

Baixar arquivo
Política

Presidente se reúne com representantes de bancos na sede da Febraban

Os ministros Paulo Guedes, da Economia, e Ciro Nogueira, da Casa Civil também participaram do almoço nesta segunda-feira (08), em São Paulo. 

Baixar arquivo
Geral

Após pandemia, Rio cria o Dia do Reencontro com ponto facultativo

A transformação do dia 02 de setembro em data especial considera que a flexibilização possibilitou a retomada das atividades na cidade, inclusive com a realização de grandes eventos.

Baixar arquivo