Governo recebe mais de 12 mil denúncias de telemarketing abusivo

Registros foram feitos em apenas 18 dias

Publicado em 07/08/2022 - 16:50 Por Daniel Ito - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais de 12 mil denúncias de práticas de telemarketing abusivo já foram recebidas pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Essas práticas são caracterizadas por ligações insistentes para oferecer produtos e serviços, sem autorização dos consumidores.

Todas essas 12 mil reclamações foram registradas em apenas 18 dias, já que o canal de denúncias foi criado pela Secretaria Nacional do Consumidor no dia 20 de julho deste ano.

As empresas que mais receberam denúncias foram: Claro, Oi, Tim, Vivo, Banco Pan, Itaú, Sky, Santander, Bradesco e Banco Master. A relação com as empresas mais denunciadas vai ser atualizada semanalmente no site do Ministério da Justiça.

Para denunciar práticas de telemarketing abusivo, é preciso acessar o formulário eletrônico pela internet. Para fazer a reclamação, é preciso inserir informações como a data e o número de origem da chamada, o nome do telemarketing ou qual empresa representa, e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços.

Todas as denúncias vão ser apuradas pela Secretaria Nacional do Consumidor e encaminhadas para os Procons. Se for constatado o abuso, as empresas estarão sujeitas à abertura de processos administrativos.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo