Aos 96 anos, o príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth II, fez sua última aparição pública sozinho em 2 de agosto de 2017. O príncipe acompanhou um desfile dos Fuzileiros Navais Reais no Palácio de Buckingham, em Londres, na Inglaterra.
O príncipe Philip passou a ser presidente honorário da Marinha Britânica e da Associação em 1948. E foi nomeado Capitão-General dos Fuzileiros Navais Reais em sucessão ao falecido Rei George VI em 1953. A retirada da vida pública terminou com uma celebração do desafio de 1.664 milhas realizado por veteranos e cadetes, com o objetivo de arrecadar fundos para a caridade.
Além dessas instituições, o Duque de Edimburgo, título pelo qual também era conhecido o príncipe Philip, era patrono, presidente ou membro de mais de 780 organizações. Em quase sete décadas ao lado da soberana do Reino Unido, o príncipe participou de mais de 22 mil compromissos sozinho e fez mais de cinco mil discursos.
Em julho de 1947, o então tenente Philip Mountbatten ficou noivo da princesa Elizabeth. Os dois se casaram em novembro do mesmo ano na na Abadia de Westminster. E tiveram dois filhos antes de a Rainha ascender ao trono em 1952.
O príncipe visitou mais de 143 países em viagens oficiais. Em 1968, esteve no Brasil, acompanhando a Rainha Elizabeth II em uma viagem de 11 dias. O casal chegou a assistir a uma partida de futebol no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e visitou mais cinco cidades: Recife, Salvador, Brasília, São Paulo e Campinas.
O príncipe Philip faleceu aos 99 anos, quatro anos depois de deixar a vida pública, em abril de 2021.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: José Maria Pardal