Pelo menos oito macacos são agredidos em São Paulo

Casos ocorrem em meio ao crescimento da varíola dos macacos

Publicado em 07/08/2022 - 18:02 Por Eliane Gonçalves - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Em meio ao crescimento de casos de varíola dos macacos, animais são agredidos no interior de São Paulo.

O zoológico de Rio Preto, no interior de São Paulo, acolheu quatro saguis com sinais de intoxicação e agressão na última semana. Segundo nota da prefeitura da cidade, nenhum deles sobreviveu às agressões.

Além dos saguis, outros quatro macacos-prego também foram encontrados com sinais de agressão. Eles estavam na Mata dos Macacos. Um morreu no local e outros três foram resgatados e seguem em observação. Um deles teve a perna quebrada e precisou ser operado.

Os ataques contra os animais acontece no momento em que crescem os números de casos da varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox.

A doença foi batizada assim porque o vírus foi descoberto em 1958 em macacos de um laboratório na Dinamarca.

Apesar do nome, o vírus não é transmitido aos seres humanos pelos macacos, mas sim por roedores. Só que, segundo o Ministério da Saúde, a transmissão está ocorrendo principalmente pelo contato entre seres humanos.

A varíola dos macacos não é considerada uma doença grave. A transmissão ocorre por contato próximo com as lesões causadas por bolhas que caracterizam a doença, além de fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.
Segundo o Ministério da Saúde, até o último dia 5 de agosto, foram confirmados 2.004 casos da doença em todo o país. Outros 1.962 casos suspeitos estão sendo investigados. O estado de São Paulo tem disparado o maior número de pessoas infectadas. São 1.501 casos confirmados e mais de 700 em investigação.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo