Edifício A Noite, no Rio de Janeiro, recebe proposta de compra

Publicado em 27/09/2022 - 10:25 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Edifício A Noite, no centro do Rio de Janeiro, recebeu uma proposta de compra, que agora será avaliada pela SPU (Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União). Em até 15 dias, o setor do Ministério da Economia vai verificar a conformidade das certidões negativas apresentadas pela pessoa interessada, identificada como Letícia Azevedo. Depois de duas tentativas frustradas de leilão, o primeiro arranha-céu do país foi colocado para venda direta, com 25% de desconto, pelo valor de R$ 28,9 milhões. Se a compradora for considerada apta, a SPU dará sete dias corridos para o pagamento de sinal de 5% do valor do imóvel e depois será assinado o contrato de promessa de compra e venda, dando seguimento ao processo.

Além da importância histórica, o edifício A Noite ocupa um endereço que tem se valorizado com a reforma da zona portuária do Rio de Janeiro. O prédio tem vista indevassável para a Baía de Guanabara e fica bem em frente à Praça Mauá, no ponto em que o Boulevard Olímpico encontra a Avenida Rio Branco, e também tem como vizinhos o Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã. Por causa da posição estratégica, caso não seja comprado por um ente privado, a própria Prefeitura do Rio de Janeiro cogita adquiri-lo e restaurá-lo. Inaugurado em 1929, com 22 andares e mais de 100 metros de altura, o edifício recebeu o nome de A Noite, em referência ao jornal homônimo que funcionava ali.

A partir de 1936, o imóvel passou a abrigar a recém criada Rádio Nacional do Rio de Janeiro, com seu icônico auditório, que revelou inúmeros talentos da cultura brasileira. A emissora ocupou o edifício por mais de oito décadas, assim como outros setores da Empresa Brasil de Comunicação e do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual. Mas a necessidade de reformas obrigou a desocupação do imóvel há cerca de 10 anos e o prédio segue vazio desde então. Em 2013, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou a fachada e alguns elementos arquitetônicos do prédio, como a escadaria em caracol. O comprador terá a obrigação de revitalizar toda a parte tombada mantendo as características originais.

Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo