logo Radioagência Nacional
Geral

PF faz operação contra suspeitos de superfaturamento na saúde no RJ

Baixar
Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional
01/09/2022 - 11:30
Rio de Janeiro

A Polícia Federal iniciou na manhã desta quinta-feira uma operação contra um grupo suspeito de favorecimento e superfaturamento na contratação de uma cooperativa de trabalho pela Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A ação conta com o apoio da Controladoria Geral da União.

Segundo as investigações, que começaram em janeiro, a cooperativa pertence a uma organização acusada de desviar dinheiro público. De acordo com a PF,  em pouco mais de dois anos, contratos sob suspeição e aditivos ultrapassaram R$ 563 milhões.

Na ação, cerca de 130 policiais federais e servidores da CGU cumprem 27 mandados de busca e apreensão em Caxias e em endereços nas cidades de Mesquita e Nova Iguaçu, também na Baixada; Maricá e Niterói, na Região Metropolitana. Agentes também saíram às ruas em Angra dos Reis, na Costa Verde do estado, e na capital fluminense.

Entre os alvos estão empresários, operadores financeiros, “laranjas” e prováveis líderes do esquema criminoso. 

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos  pela Sexta Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Duque de Caxias e aguarda retorno.

x