logo Radioagência Nacional
Geral

São Paulo: imóvel que desabou e matou nove pessoas estava irregular

Baixar
Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional
21/09/2022 - 19:48
São Paulo

A prefeitura de Itapecerica da Serra afirmou que o imóvel que desabou e matou 9 pessoas estava irregular. O secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, Léo Novais, disse hoje que o galpão que desabou, nessa terça-feira, dentro de uma empresa de contêineres da cidade estava irregular.

Segundo a prefeitura, o projeto original do imóvel foi aprovado pela CETESB, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, em 2008. No lugar, funcionava outra empresa com finalidade comercial. Mas área foi adquirida pelo atual proprietário, a Multiteiner, que teria feito modificações não autorizadas e passou a usar a área para fins industriais. A empresa entrou com um novo pedido de licenciamento da CETESB. A última vistoria no imóvel aconteceu em 2017 e a prefeitura aguardava o novo licenciamento ambiental para realizar novas vistorias no imóvel.

Na terça-feira, o auditório da empresa desabou depois de um evento eleitoral. No local havia cerca de 70 pessoas. Nove pessoas morreram e 28 ficaram feridas.

Apesar das irregularidades, a empresa seguiu funcionando sem qualquer intervenção do poder municipal ou de outros órgãos de controle.

Depois do acidente, a Defesa Civil interditou a empresa por prazo indeterminado e agora investiga se a super lotação do auditório pode ter provocado o desabamento. O Ministério Público do estado também acompanha as investigações

Em nota, a CETESB informou que analisa exclusivamente as questões ambientais e que não é responsável por avaliar as estruturas do imóvel e a utilização do espaço.

Nós tentamos contato com a empresa Multiteiner, mas não houve resposta. Nas redes sociais, a empresa publicou uma nota lamentando o acidente e informando que está tomando todas as medidas para apurar e esclarecer o que aconteceu.

x