Discutir políticas públicas de mobilidade urbana com a participação da sociedade. Esse é um dos objetivos da Semana de Mobilidade lançada nesta sexta-feira (16), em conjunto com a Semana Nacional de Trânsito.
O Ministério de Infraestrutura e o de Desenvolvimento Regional renovaram o acordo de cooperação técnica, assinado no ano passado, para a promoção de ações voltadas à segurança do trânsito, o fortalecimento e a integração do Sistema Nacional de Trânsito; e a realização de estudo e gestão de políticas e financiamento de ações para a redução de mortes e acidentes de trânsito no Brasil.
Durante o primeiro ano da cooperação, foram desenvolvidas ações ligadas à mobilidade urbana e à produção de ferramentas de gestão de trânsito integradas aos princípios da ação Visão Zero e do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.
A Visão Zero é um conceito criado na Suécia na década de 1990, que se baseia na premissa de que nenhuma morte prematura é aceitável, entendendo que a vida humana é a principal prioridade. Já o PNATRANS foi instituído em 2018 e conta com 160 ações voltadas à redução, ao final do prazo de 10 anos, de, no mínimo, 50% das mortes e lesões no trânsito no Brasil.
A programação da Semana de Mobilidade acontece entre os dias 18 e 23 de setembro, com palestras, encontros virtuais sobre o tema e ações de conscientização.
Marcelo Sampaio, ministro de Infraestrutura, destacou a importância da semana e do engajamento da população.
A programação da Semana de Mobilidade termina com a realização da 9ª Reunião Ordinária do Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana que auxilia o governo federal na formatação de políticas públicas de mobilidade urbana. O Fórum Consultivo se reúne a cada quatro meses, de forma ordinária.