Trabalhadores são resgatados em fazenda da carnaúba no Piauí

Publicado em 02/09/2022 - 12:42 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Onze trabalhadores foram resgatados de condições semelhantes a escravidão no município de Patos do Piauí, que fica a 400 km da capital do estado. A ação foi conduzida por auditores-fiscais da Superintendência Regional do Trabalho.

As vítimas estariam trabalhavam há cerca de três semanas na extração do pó de carnaúba, com o qual se pode fazer a valiosa cera de carnaúba. Esse material é usado em produtos de beleza, cápsulas de medicamentos, polimento de carros e móveis, além de embalagens biodegradáveis que substituem o plástico.

De acordo com os fiscais, os trabalhadores não tinham equipamentos de proteção individual, nem carteira assinada e não passaram por exame de saúde admissional. Eles dormiam em redes amarradas nas árvores, comiam no chão e não tinham acesso a banheiros nem a materiais de primeiros socorros. A água bebida era retirada de um poço no local.

O empregador foi identificado e deverá pagar as verbas rescisórias aos trabalhadores.

Os fiscais constataram que cada trabalhador ganhava cerca de R$ 50 para cada mil quilos de pó de carnaúba extraído. De acordo com dados do IBGE, a tonelada desse produto alcança em média um valor 230 vezes maior quando é vendido no mercado.

Este ano, 63 pessoas foram resgatadas de situação análoga à escravidão somente no Piauí. No mês passado, 39 trabalhadores foram encontrados em fazendas de carnaúba e em pedreiras em seis municípios do estado. 

O Piauí é o maior produtor nacional de pó de carnaúba, tendo movimentado R$ 133 milhões de reais em 2020, mais da metade da produção brasileira.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo