A instalação da tecnologia 5G vai ser acelerada em 2023. Com o novo cronograma, pelo menos mais 420 municípios foram incluídos no próximo grupo de cidades que vão receber a nova tecnologia em janeiro.
Até o momento, apenas as capitais do país possuem a rede 5G, que oferece velocidade até cem vezes superior ao 4G. Pelo planejamento anterior da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, apenas outros 26 municípios com mais de 500 mil habitantes estariam aptos a receber o 5G até janeiro de 2023. Com o novo cronograma, outras 420 cidades em áreas ao redor destas com mais de 500 mil habitantes, também vão poder receber a nova tecnologia.
Segundo a Anatel, a implantação vai depender da estratégia de cada operadora. A ideia é que, com a ampliação do próximo grupo de cidades, haja otimização dos recursos, que envolvem os custos para chamada limpeza de faixa de frequência, que entre outras ações prevê o processo de distribuição e instalação dos kits de recepção. Além da ampliação das redes 4G e de fibra ótica, já impulsionadas pela chegada da nova rede.
Segundo a Conexis Digital Brasil, associação que reúne as empresas de telecom, a implantação do 5G no país, além de trazer inúmeros benefícios para os mais diversos setores, vai fazer com que o ramo de telecomunicações chegue ao valor inédito de mais de 37 bilhões de reais em investimento em 2022, um crescimento de 5% se comparado ao ano passado.