Governo espera saída de 80% dos garimpeiros ilegais até fim de semana

Cerca de 15 mil garimpeiros invadiram e atuam nas terras Yanomami

Publicado em 06/02/2023 - 16:38 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 06/02/2023 - 22:00

O governo federal espera que 80% dos 15 mil garimpeiros ilegais deixem as terras Yanomami até o final desta semana, segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. De acordo com ele, o fluxo de saída ocorre aos milhares e deve aumentar nos próximos dias. 

O ministro ainda anunciou que a operação de retirada de garimpeiros da terra Yanomami vai entrar numa fase policial, que prevê a destruição de equipamentos e prisões em flagrante. As ações vão ser realizadas pela Polícia Federal, Força Nacional Forças Armadas num contingente que deve superar 500 agentes.

Flávio Dino anunciou ainda o envio de reforço da Força Nacional para Roraima.

As investigações vão buscar os financiadores, donos e quem faz a lavagem do garimpo ilegal, segundo o ministro da justiça.

Flávio Dino negou apoio para a saída dos garimpeiros da região. Sobre a questão social relacionada às 15 mil pessoas que devem deixar o território, Flávio Dino disse que o assunto deve tratado entre o governador de Roraima, Antonio Denarium, e os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Wellington Dias, do Desenvolvimento Social.

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Falha do sistema contra inundações gera discussão em Porto Alegre

Agora, de 23 estações de bombeamento da cidade, 12 não estão funcionando nas regiões Norte e Central, segundo o Departamento Municipal de Águas e Esgoto.

Baixar arquivo
Justiça

STF julga recurso sobre intervenção federal na segurança pública do RJ

O recurso do Ministério Público Federal pede a condenação da União e do estado do Rio de Janeiro por omissão durante a intervenção federal na segurança pública na Baixada Fluminense, em 2018. 

Baixar arquivo
Geral

Central vai distribuir alimentos para cozinhas solidárias no RS

A ideia é que a central funcione como uma mini-seasa das cozinhas solidárias, identificando a necessidade de cada cozinha para, assim, fazer uma distribuição mais racional.

Baixar arquivo
Geral

População de baixa renda foi a mais atingida pelas enchentes no RS

Pesquisador do Observatório das Metrópoles critica o plano da prefeitura de Porto Alegre para permitir mais construções próximas do Lago Guaíba e em áreas que estão alagadas.

Baixar arquivo
Geral

Seguradoras do RS estimam o pagamento de R$ 1,7 bi em indenizações

Levantamento mostra que, entre 28 de abril e 22 de maio, foram registrados mais de 23 mil avisos de sinistro. No topo da lista das indenizações estão as residenciais e habitacionais, com quase 50% dos pedidos.

Baixar arquivo
Internacional

Corte Internacional manda Israel interromper ofensiva militar em Gaza

A corte não tem como impor suas decisões, isso caberia ao Conselho de Segurança da ONU, que pode determinar ação militar contra um país. Mas os Estados Unidos costumam vetar decisões contra Israel no colegiado.

Baixar arquivo