logo Radioagência Nacional
Geral

Governo espera saída de 80% dos garimpeiros ilegais até fim de semana

Cerca de 15 mil garimpeiros invadiram e atuam nas terras Yanomami
Baixar
Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional
06/02/2023 - 16:38
Brasília
Yanomamis convivem nos arredores da Casa de Saúde do Índio, onde está instalado Hospital de Campanha da FAB, que presta atendimento aos indígenas trazidos em situação de emergência para Boa Vista.
© Fernando Frazão/Agência Brasil

O governo federal espera que 80% dos 15 mil garimpeiros ilegais deixem as terras Yanomami até o final desta semana, segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. De acordo com ele, o fluxo de saída ocorre aos milhares e deve aumentar nos próximos dias. 

O ministro ainda anunciou que a operação de retirada de garimpeiros da terra Yanomami vai entrar numa fase policial, que prevê a destruição de equipamentos e prisões em flagrante. As ações vão ser realizadas pela Polícia Federal, Força Nacional Forças Armadas num contingente que deve superar 500 agentes.

Flávio Dino anunciou ainda o envio de reforço da Força Nacional para Roraima.

As investigações vão buscar os financiadores, donos e quem faz a lavagem do garimpo ilegal, segundo o ministro da justiça.

Flávio Dino negou apoio para a saída dos garimpeiros da região. Sobre a questão social relacionada às 15 mil pessoas que devem deixar o território, Flávio Dino disse que o assunto deve tratado entre o governador de Roraima, Antonio Denarium, e os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Wellington Dias, do Desenvolvimento Social.

x