Alexandre de Moraes manda soltar 173 presos por atos golpistas

Publicado em 01/03/2023 - 09:21 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília. 767 pessoas seguem presas e 639 foram liberadas por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Os encarcerados estão atualmente no sistema penitenciário do Distrito Federal.

Entre segunda e terça-feira, o ministro Alexandre de Moraes decidiu soltar 173 pessoas que estavam presas por envolvimento nos atos antidemocráticos ocorridos naquele domingo, na área central de Brasília.

O ministro entendeu que, como as investigações não apontaram os denunciados como financiadores ou executores principais, a liberdade provisória poderia ser concedida e eles poderiam responder a partir de seus estados de origem.

Os envolvidos terão de se apresentar em 24 horas nas comarcas dos locais onde residem.

Alexandre de Moraes decidiu substituir a prisão preventiva por outras medidas cautelares, como o uso de tornozeleira, o cancelamento de passaporte; a proibição de sair de casa à noite e aos fins de semana; a cassação de qualquer registro para posse ou porte de armas; a proibição de se comunicar com outros investigados; e a apresentação semanal a um juiz.

 

Edição: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Justiça

CNJ anula afastamento da juíza Gabriela Hardt

No caso de Gabriela Hardt, uma decisão assinada em 2019, autorizou o repasse de cerca de R$ 2 bilhões resultantes de acordos de delação firmado com os investigados para um fundo que seria gerido pela força-tarefa da Lava Jato. No entendimento do corregedor, os recursos não poderiam ser transferidos para esse fundo.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PGR interrogar representantes da rede X no Brasil

A Procuradoria-Geral da República quer saber dos representantes do X no Brasil, se foi Musk quem determinou a publicação de postagens em perfis suspensos por determinação judicial. 

Baixar arquivo
Esportes

Resultados do Brasileirão e os jogos desta Quarta-feira

Nesta quarta mais sete partidas. Grêmio e Athletico Paranaense se enfrentam na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O Bragantino recebe o Vasco da Gama, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Atlético Mineiro e Criciúma jogam na Arena MRV, em Belo Horizonte. 

Baixar arquivo
Economia

Como declarar um dependente que morreu ou que nasceu em 2023 no IRPF?

Saiba o que acontece se um filho, enteado, pai, mãe, entre outros, morreu ou nasceu durante o ano de 2023.

Baixar arquivo
Geral

Inmet emite alerta laranja de perigo para chuvas intensas

Aviso laranja de perigo pra chuvas intensas inclui ventos fortes, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e  descargas elétricas.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova PEC que criminaliza posse e porte de drogas

O texto inclui no artigo 5º da Constituição que será crime a posse e o porte de droga sem autorização independente da quantidade. 

Baixar arquivo