logo Radioagência Nacional
Geral

AGU usa postagens nas redes sociais para processar golpistas

Baixar
Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional
29/04/2023 - 15:42
Brasília

Publicações em redes sociais feitas por vândalos que invadiram o Congresso Nacional no dia 8 de janeiro são usadas em nova ação civil pública apresentada pela Advocacia-Geral da União. Vinte e sete pessoas são alvo da iniciativa.  

A ação apresentada à Justiça Federal do Distrito Federal foi baseada num relatório da Polícia do Senado. Os agentes identificaram postagens em redes sociais feitas pelos próprios acusados no dia do vandalismo. Eles comemoravam nas filmagens a invasão do prédio do Congresso e até mesmo a batalha com os policiais legislativos. 

Esta é a sétima ação da AGU contra participantes dos atos golpistas que depredaram os prédios dos Três Poderes ou financiadores dos atos. No total, a AGU já processou 250 pessoas, três empresas, uma associação e um sindicato. 

O objetivo é que todos sejam condenados a compensar os cofres públicos pelos danos materiais. A Advocacia-Geral também pede o pagamento de indenização por dano moral coletivo pelo ataque ao Estado Democrático de Direito. 

 

 

x