Polícia Civil do RS prende 33 pessoas por aplicar golpe dos nudes

Publicado em 29/05/2023 - 13:13 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu ao menos 33 pessoas que extorquiam vítimas no chamado golpe dos nudes. Essa é a Operação Cantina, que apura também lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.

Os agentes cumpriram 102 ordens judiciais em 11 cidades, incluindo as capitais Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, e Florianópolis, de Santa Catarina. A investigação encontrou 80 vítimas em 11 estados. A preferência dos criminosos era por profissionais liberais, como médicos, dentistas, engenheiros e empresários.

No golpe dos nudes, os suspeitos trocavam imagens de jovens mulheres com homens usuários de redes sociais. Depois afirmavam que eram meninas com menos de 18 anos e passavam a pedir dinheiro para não levar o caso à polícia.

O esquema era conduzido de dentro de presídios gaúchos. Segundo o delegado Rafael Liedtke, que conduz as investigações, o esquema gerou lucro de 450 mil reais aos suspeitos. Parte dos valores passou, inclusive, por cantinas de prisões.

De acordo com a polícia gaúcha, o dinheiro obtido com os golpes era dividido entre “laranjas” do grupo criminoso, até que dinheiro voltasse para os responsáveis pelas extorsões. O dinheiro era usado pelo grupo para adquirir drogas, armas, veículos e imóveis.

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo