História Hoje: Quinto Oceano

Publicado em 08/06/2023 - 06:00 Por História Hoje - Brasília

Poderia ser uma questão de vestibular: quantos oceanos existem no Planeta Terra? De acordo com os livros de geografia, a resposta mais comum seria quatro: Pacífico, Atlântico, Índico e Ártico. Mas, em 8 de junho de 2021, no Dia Mundial dos Oceanos, a National Geographic Society reconheceu a existência de um quinto oceano: o Antártico ou Sul.

De acordo com o Serviço Nacional do Oceano dos Estados Unidos, existe apenas um oceano global que cobre 71 por cento da Terra. Esse corpo de água salgada era comumente dividido em quatro regiões até surgir o Oceano Antártico ou Sul.

Os limites foram propostos à Organização Hidrográfica Internacional em 2000, e vai desde a costa da Antártida até a linha de latitude de 60 graus sul.

Dos quatro mais conhecidos, o Pacífico é o maior deles, cobrindo mais de 30 por cento da Terra. As águas banham a fronteira da costa oeste das Américas, o leste da Ásia e a Austrália.

Entre as Américas e os continentes europeu e africano, está o Atlântico. É o segundo maior e o mais salgado dos oceanos. Em extensão, o Índico fica em terceiro lugar, fazendo fronteira com a Índia, o leste da África, a Austrália e o Oceano Antártico. Tanto o Atlântico quanto o Índico tem sido historicamente meios importantes para o comércio marítimo.

O menor de todos os oceanos é o Ártico. Também é o mais frio e o menos salgado. Apesar da pouca diversidade vegetal, tem o maior número de espécies de peixes.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Apresentação: José Carlos Andrade

Sonoplastia: Jailton Sodré

Edição: Sheily Noleto

Publicação web: Patrícia Serrão

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo