logo Radioagência Nacional
Geral

Edital vai destinar R$ 1,8 milhão para idosos que moram em favelas

Baixar
Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional
27/09/2023 - 16:49
Rio de Janeiro

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, anunciou nesta quarta-feira (27) um edital de R$ 1,8 milhão em investimentos em políticas para as pessoas idosas que vivem em favelas.

“Nós vamos lançar o edital Periferias, considerando o envelhecimento, as pessoas idosas. Nós vamos investir em saúde, economia solidária, cooperativas, e o Ministério, o Governo Federal, vai investir 1,8 milhões de reais neste edital. A gente quer que as pessoas possam envelhecer com dignidade nas favelas”.

A declaração foi dada na cerimônia de lançamento da CUFA Complexo da Penha na Vila Cruzeiro, zona norte do Rio de Janeiro. O ministro resumiu a série de iniciativas voltadas para comunidades cariocas.

“Hoje nós assinamos formalmente um termo de compromisso, protocolo, em que o Ministério dos Direitos Humanos vai trazer uma série de equipamentos, de serviços, e por isso que meus secretários estão comigo aqui. Então nós temos política para pessoa idosa, política de prevenção, de combate à violência, política para as pessoas com deficiência, política para criança e adolescente. Então é isso que a gente vai trazer para este local”.

Celso Athayde, fundador da CUFA e CEO da Favela Holding, dá mais detalhes sobre a nova unidade.

“A gente está lançando um espaço físico, com 6 mil metros quadrados, com piscina, com quadra, com campo de futebol. O nosso objetivo é sempre empoderar aquelas pessoas, daquele ambiente, e são elas que vão propagar a nossa mensagem, as nossas ideias e a nossa ideologia.

A CUFA é uma organização não governamental brasileira, fundada em 1999, por jovens negros da favela Cidade de Deus.

Atualmente está presente em todos os estados brasileiros e em outros 15 países, promovendo atividades nas áreas de educação, lazer, esportes, cultura e cidadania.

O ministro Silvio Almeida aproveitou o evento para reforçar a importância do voto para as eleições do Conselho Tutelar que acontecem neste domingo. As eleições de 2023 englobam 6.100 conselhos e serão escolhidos 30.500 conselheiros para mandatos de quatro anos.

x