Ministério dos Povos Indígenas pede veto integral ao Marco Temporal

Publicado em 11/10/2023 - 20:37 Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O Ministério dos Povos Indígenas pede o veto integral do presidente Lula ao projeto de lei que estabeleceu o marco temporal para demarcações de terras indígenas.

O órgão encaminhou à Presidência da República parecer jurídico que atesta a inconstitucionalidade do projeto aprovado pelo Congresso, que além do marco temporal, impõe outros dispositivos que afetam o direito dos povos indígenas.

Para o ministério, os dispositivos do projeto foram um conjunto disforme e sem vínculo lógico, que só contribuem para tumultuar o regramento do direito de posse indígena. O marco temporal foi considerado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.

O parecer jurídico também contesta a forma que o projeto de lei trata o contato dos povos isolados, a exploração econômica por terceiros das terras indígenas, a perda de território por alegada aculturação e o cultivo de alimentos transgênicos.

O Ministério dos Povos Indígenas ainda diz que o Projeto vai na contramão das conversas globais de proteção do meio ambiente e de enfrentamento a crise climática encabeçada pelo presidente Lula.

O presidente Lula tem até o dia 20 de outubro para sancionar ou vetar o projeto aprovado na Câmara. O veto pode ser integral ou apenas em alguns trechos da proposta.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Rio de Janeiro começa a vacinar crianças de 10 anos contra a dengue

A vacinação começou pelas crianças de 10 anos. Na próxima semana, será a vez das de 11. O calendário para as crianças de 12 a 14 anos ainda será divulgado e depende da entrega de doses do imunizante

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cuidado com cães e gatos possibilitará qualificação de detentos

Resolução foi publicada hoje (23) e permitirá a redução da pena para detentos que trabalharem no cuidado dos animais. Ministério da Saúde informou que aumentou em mais de 80% as equipes de saúde atenção primária prisional

Baixar arquivo
Geral

Prazo de recurso sobre dispensa de prova do Enade termina em março

O Exame é um item obrigatório no currículo. Se ele não estiver regularizado, o estudante fica impossibilitado de colar grau.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa mostra impacto étnico-racial no desenvolvimento de crianças

O levantamento alertou para uma maior desigualdade em relação a filhos de mulheres indígenas. Comparadas às nascidas de mães brancas, crianças indígenas registraram 740 gramas a menos de peso; seguidos por filhos de mães pardas, pretas e de descendentes asiáticas.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil chega a 741 mil casos prováveis de dengue

Minas Gerais é o estado com maior número de casos, quase 260 mil. Depois aparecem São Paulo com 124 mil; Distrito Federal com 83 mil; e Paraná com 75 mil. 

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa aponta que taxa de suicídio cresce 6% entre os jovens no país

O mesmo foi observado nas notificações por autolesões, que cresceram 20% ao ano, também entre os jovens, enquanto a média nacional foi 21%.

Baixar arquivo