Inmet alerta sobre nova onda de calor pelo interior do país

Publicado em 10/11/2023 - 12:56 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA

A expectativa de uma onda de calor pelo interior do país se confirmou e as temperaturas devem aumentar neste final de semana, pelo menos até a próxima quarta-feira, dia 15.  

De acordo com alerta emitido nesta sexta-feira (10), pelo Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, existe "grande perigo" com "risco à saúde" por causa da onda de calor que abrange Rondônia, todo o Centro-Oeste, o interior de São Paulo e Minas Gerais.  

Nessas áreas, as temperaturas devem permanecer 5ºC acima da média até metade da semana que vem. Em Cuiabá, no Mato Grosso, por exemplo, as máximas ficarão acima dos 40ºC nos próximos dias. 

Outras áreas próximas também estão sob alerta de "perigo" por causa do calor; com um grau de severidade um pouco menor, mais ainda preocupante e trazendo riscos à saúde da população. 

No sul do Rio Grande do Sul também tem um aviso de tempestade, com "perigo potencial", que permanece válido até o sábado. A chuva no interior gaúcho deve trazer ventos intensos, queda de granizo, riscos de estragos em plantações e alagamentos. 

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Pesquisadores buscam novos fármacos no tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo
Geral

Abono anual do INSS começa a ser pago a beneficiários

O INSS começa a pagar, nesta semana, o abono anual aos beneficiários da Previdência Social. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Brasil registra recorde de conflitos no campo, mas assassinatos caem

Relatório da Comissão Pastoral da Terra com os dados de 2023 foi divulgado hoje (22) e mostra que 60% dos conflitos são causados por empresários, fazendeiros e grileiros. A omissão do estado contribuiu com 22% das violências ocorridas.  

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei de praia: definidas duplas femininas brasileiras pra Olímpiadas

No circuito mundial de vôlei de praia o México recebeu a etapa Elite16 em Tepic. A dupla brasileira formada por André e George perdeu por dois a um para os suecos Ahman e Hellvig, ficando com a medalha de prata.

Baixar arquivo
Saúde

Estudo mostra que semente do açaí pode tratar transtornos de ansiedade

Os pesquisadores de Farmacologia Cardiovascular e Plantas Medicinais, do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, descobriram que a semente do açaí age de maneira benéfica no sistema nervoso central, desempenhando uma ação ansiolítica.

Baixar arquivo